Abdias Nascimento e a dramaturgia negra em tempos de pandemia: educação antirracista em práticas artístico-pedagógicas tecnoviviais e interinstitucionais (UFPEL-UNILAB)

Resumo

As contribuições de Abdias Nascimento para o debate antirracismo no Brasil foram inscritas em variadas linguagens e atravessaram diversas áreas de conhecimento, como as Artes e as Ciências Humanas. No âmbito do Teatro, a inserção de protagonistas negras(os) na dramaturgia, a discussão acerca do racismo, a utilização de mitologias africanas como fundamentação para construção de personagens e o uso da simbologia presente na dramaturgia das Danças dos Orixás para a preparação artística, ressaltam como importantes contribuições deste intelectual negro para as Artes Cênicas no Brasil. Tendo em vista a importância de suas contribuições para a descolonização do pensamento das Ciências Sociais e das Artes Cênicas, o LADAIA - Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas da UFPel, em parceria com o Projeto de Extensão Oficina de Teatro da Unilab, desenvolvem desde junho de 2020 uma Pesquisa-Criação em Arte a partir de práticas artístico-pedagógicas pautadas na leitura e debate de dramaturgias de autoras(es) negras(os). O primeiro movimento da pesquisa/criação neste período pandêmico, efetiva-se pela realização de leituras dramáticas, debates acerca das relações étnico-raciais e a produção audiovisual baseada no texto dramatúrgico “Sortilégio – Mistério Negro” de Abdias Nascimento. Visando desenvolver uma Educação Antirracista, a ação interinstitucional tem realizado debates sobre os tópicos enfatizados pelo texto dramatúrgico deste ativista negro, enfatizando em experimentos tecnoviviais a intersecção entre Teatro e Ciências Sociais. Este artigo apresenta alguns dos debates traçados durante a pesquisa/criação. Tais debates atualizam a importância das contribuições de Abdias na formação de Artistas e Cientistas Sociais engajadas(os) com a leitura e combate do racismo entranhado no contexto social brasileiro, na busca por uma estética e temática negra autônoma.

Referências

BENISTE, José. Dicionário yorubá-português. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

DUBATTI, Jorge. O Teatro dos Mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Trad. Sérgio Molina – São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.

ICLE, Gilberto; HAAS, Marta. Gesto decolonial como pedagogia: práticas teatrais no Brasil e no Peru. Urdimento, Florianópolis, v.3, n.36, p. 96-115, nov/dez 2019.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo. São Paulo: Editora Perspectiva, Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 1. ed. - São Paulo: Perspectivas, 2016.

NASCIMENTO, Abdias. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados, 18 (50), p.209-224. 2004.

RABELO, Adriano de Paula. Eugene O’Neill e a tragédia moderna. Revista de Estudos Avançado. 24 (70). Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000300014>. Acessado em 13 de agosto de 2021.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nâgos e a morte: Pàdè, Àsèsè e o culto Égun na Bahia. Salvador: Petropólis, Vozes, 1986.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na Educação Infantil. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da (org.). Africanidades brasileiras e educação: salto para o futuro. Rio de janeiro: TV escola /MEC, 2013.

Publicado
2021-12-16
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização