Dançando no ‘Fábricas de Cultura’

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de realizar um desdobramento da pesquisa de Iniciação Científica “O Programa Fábricas de Cultura como agente transformador na periferia”, realizada entre 2019 e 2020, no qual buscamos ampliar as informações e reflexões sobre o Programa, bem como, entender as lacunas de seu histórico que haviam ficado em aberto. Assim, neste segundo projeto de Iniciação Científica, nos propusemos a focar nossa pesquisa especificamente na linguagem da dança, e a compreender melhor a diferença da iniciação artística que é desenvolvida na Fábrica de Cultura Sapopemba e a proposta de aprofundamento da linguagem da dança, visando o aperfeiçoamento e a formação profissional, realizada pelo Núcleo Luz. Para isto, foi feito uma revisão bibliográfica sobre arte-educação, formação profissional e sobre políticas culturais, assim como, uma pesquisa e uma revisão documental sobre o Programa Fábricas de Cultura e o projeto Núcleo Luz. O estudo foi realizado de maneira remota através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 36 pessoas, sendo 24 aprendizes, 7 educadores e 5 entrevistas de cunho historiográfico com as pessoas responsáveis pela concepção e construção das diretrizes do Programa.

Biografia do Autor

Beatriz Silvestre Rodrigues de Souza, Universidade Estadual de Campinas
Cursando Bacharelado e Licenciatura em Dança na UNICAMP, possuo curso Técnico de Dança formada pela Etec de Artes (2016). Experiência em atuação como professora de dança contemporânea no estúdio Isabel Moreno Escola de Dança e Artes(2017); Assistente de dança contemporânea na Oficina de Atores no curso ministrado pela Adriana Gerizani (2017); Intérprete Criadora no Raízes Grupo de Dança e Teatro no espetáculo La Loba contemplado pelo Programa VAI (2016).
Maria Claudia Alves Guimaraes, Universidade Estadual de Campinas
É professora e pesquisadora na área de Dança, dedicando-se, sobretudo, à área de História da Dança no Brasil. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Artes Corporais pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2003). Desde novembro de 2016 é Professora MS3 do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP e desde 2018, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp.

Referências

BITTAR, Mariana. Trajetórias educacionais dos jovens residentes num distrito com elevada vulnerabilidade juvenil. 2011. 272 f. Dissertação (Doutorado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: SESC, 2016.

CARVALHO, Lívia Marques. O ensino de artes em ONGs: tecendo a reconstrução social. São Paulo: ECA/USP, 2008.

MENDONÇA, M. Disponível em: http://www.marcosmendonca.com.br/secretario/fabricas_cultura.htm. Acesso em: 03 jan. 2021.

MARQUES, Isabel A. Dança-educação ou dança e educação? Dos contatos às relações. In: Revista Seminários de Dança: Algumas perguntas sobre Dança-Educação, Joinville: Festival de Joinville, 2010.

Prefeitura de São Paulo. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/sapopemba/historico/index.php?p=42096. Acesso em 20 de maio. 2021.

SOVIK, L. Os projetos culturais e seu significado social. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 172-182, jun. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014110411.

Publicado
2021-12-20
Seção
Pesquisas de Graduação