Neurociências e o comportamento motor dançado

  • Bruno Cesar Burin Maracia Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A dança tem se tornado cada vez mais objeto de estudo na neurociência. Neste estudo buscamos compreender, a partir de uma revisão literária, como a influência de estímulo visual pode modificar padrões neurais do comportamento motor dançado. A hipótese é que o estímulo visual estético pode alterar padrões neurais motores modificando o comportamento motor. Por meio de trabalhos já publicados foi possível concluir que a estimulação da experiência estética visual de símbolos corporais em uma sequência organizada de movimentos dançados pode alterar padrões neurofisiológicos. Uma das possíveis respostas para a modificação dos padrões neurofisiológicos pode ser por meio de células bimodais que integram informações visuais e motoras, mas ainda não é possível afirmar. Hoje parte do nosso grupo se dedica a compreender a relação de estados emocionais e o comportamento motor por meio da dança para obter mais respostas. 


Referências

Basso JC, Satyal MK e Rugh R (2021) Dance on the Brain: Enhancing Intra- and Inter-Brain Synchrony. Frente. Zumbir. Neurosci. 14: 584312.

Burzynska, A., et al. (2017). The Dancing Brain: Structural and Functional Signatures of Expert Dance Training. Frontiers in Human Neuroscience, 11.

Calvo-Merino, B., et al. (2005). Action Observation and Acquired Motor Skills: An fMRI Study with Expert Dancers. Cerebral Cortex, 1243–1249.

Calvo-Merino, B; Jola, C; et al. (2008). Towards a sensorimotor aesthetics of performing art. Conscious Cogn.

Camurri, A., Lagerlöf, I., & Volpe, G. (2003). Recognizing emotion from dance movement: comparison of spectator recognition and automated techniques. International Journal of Human-Computer Studies, 59(1-2), 213–225.

Coulson, M. (2004). Attributing Emotion to Static Body Postures: Recognition Accuracy, Confusions, and Viewpoint Dependence. Journal of Nonverbal Behavior, 28(2), 117–139.

Cross, E. S., et al. (2006). Building a motor simulation: Observation of dance by dancers. NeuroImage, 1257–1267.

Dahl, S., & Friberg, A. (2007). Visual Perception of Expressiveness in Musicians’ Body Movements. Music Perception: An Interdisciplinary Journal, 24(5), 433–454.

Damásio, A. (2004). Em Busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Editora Schwarcz.

Damásio, A. (1996). O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Companhia das Letras.

De Meijer, M. (1989). The contribution of general features of body movement to the attribution of emotions. Journal of Nonverbal Behavior, 13(4), 247–268.

Désy M-C, Théoret H (2007). Modulation of motor cortex excitability by physical similarity with an observed hand action. PLoS One 2: e971.

Gallese, V. (2014). Arte, Corpo, Cervello: Per un’Estetica Sperimentale.Micromega, 2/2014, 49-67. 2014.

Gallese, V. (2010). Corpo e azione nell’esperienza estetica. Una prospettiva neuroscientifica. In Morelli, U. (ed.), Mente e Bellezza. Mente relazionale, arte, creatività e innovazione. (p. 245-262). Torino: Umberto Allemandi & c. editore.

Gallese, V.; Fadiga, L.; Fogassi, L.; Rizzolatti, G.(1996). Action recognition in the premotor cortex. Brain 119: 593-609.

Giacosa, C., et al. (2016). Dance and music training have different effects on white matter diffusivity in sensorimotor pathways. NeuroImage, 273–286.

Glowinski, D., Coll, S. Y., Baron, N., Sanchez, M., Schaerlaeken, S., & Grandjean, D. (2017). Body, space, and emotion: A perceptual study. Human Technology: An Interdisciplinary Journal on Humans in ICT Environments, 13(1), 32–57.

Hanggi, J., Koeneke, S., Bezzola, L., & Jancke, L. (2010). Structural neuroplasticity in the sensorimotor network of professional female ballet dancers. Human Brain Mapping, NA–NA.

Hildebrandt, et al. (2016). We Dance and Find Each Other”1: Effects of Dance/Movement Therapy on Negative Symptoms in Autism Spectrum.

Huang, R., Lu, M., Song, Z., & Wang, J. (2013). Long-term intensive training induced brain structural changes in world class gymnasts. Brain Structure and Function, 220(2), 625–644.

Jola, C, Abedian-Amiri, et al. (2012). Motor Simulation without Motor Expertise: Enhanced Corticospinal Excitability in Visually Experienced Dance Spectators. PLoS ONE.

Li, G., He, H., Huang, et al. (2015). Identifying enhanced cortico-basal ganglia loops associated with prolonged dance training. Scientific Report.

Mark, L. S. (2005). Developing Formative Models of Craniofacial Growth and Workplace Design: Personal Reflections on the Work and Influence of Robert E. Shaw. Ecological Psychology, 17(3-4), 161–191.

Rizzolatti, G.; Fadiga, L. ; Fogassi, L., and Gallese, V. (1998). Premotor cortex and the recognition of motor actions. Brain. Res.3, p. 131-141.

Publicado
2021-12-16
Seção
Etnocenologia