Gênero e feminismo no processo do espetáculo Chorume da Companhia Ortaet

Resumo

Este artigo integra minha pesquisa de Doutorado em Teatro em andamento no Programa de Pós-graduação em Teatro - PPGT da Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC, e visa apresentar o percurso da Companhia Ortaet em suas motivações estéticas e conceituais a partir das perspectivas feministas presentes no próprio grupo, com foco na montagem do espetáculo de teatro documentário Chorume. Utilizo-me de aspectos da genética teatral como metodologia possível. O artigo contribui para tecer relações entre o corpo feminino em sua relação entre o consumo e o descarte a partir de relatos das mulheres que constroem este espetáculo.

Biografia do Autor

Cleilson Queiroz Lopes, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutorando em teatro pela Universidade do estado de Santa Catarina – UDESC, com orientação da professora Dra. Maria Brígida Miranda. Bolsista pelo Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação – PROMOP. Ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro.

Referências

ANDERSON, Linda R. Autobiography. The New Critical Idiom. I Title. II Series, 2001.

BARBOSA, Honório. Lixão gera poluição e compromete a saúde pública em Iguatu. Site Diário do Nordeste, 2020. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/lixao-gera-poluicao-e-compromete-a-saude-publica-em-iguatu-1.3012743. Acesso em 29 de maio de 2021.

CELERE, M. S.; OLIVEIRA, A. S.; TREVILATO, T.M.B.; SEGURA-MUÑOZ, S.I. Metais presentes no chorume coletado no aterro sanitário de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, e sua relevância para a saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, n. 4, p. 939-947, 2007

BRAGA, Angélica; LOPES, Betânia; FILHO, Jose; Martins, Aldenir; DA SILVA, Francielio; PRETRELLI, Ronald; BANDEIRA, Marcos; LOPES, Cleilson Queiroz;

ROSANA, Carla. Chorume. Manuscrito inédito não publicado. Versão apresentada como processo final do Edital Porto Iracema das Artes (2020). Iguatu, Ceará. Páginas. 1 – 14.

COSTA, Maria Clélia Lustosa Costa. O Discurso Higienista e a Ordem Urbana [livro eletrônico] - Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 3.897 kb : il. color. ; PDF. (Estudos da Pós-Graduação)

FABRINI, Verônica. Imagem enigma, a Imagem grito: hegemonias e contra-hegemonias imaginárias in: TOURINHO, Lígia; MITKIEWICZ, Luciana (organização e apresentação). Bonecas Quebradas - 1. ed. - Rio de Janeiro: Azougue, 2016.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 26. ed. Org. e trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2008.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. In: Foucault, Michel. Ditos e Escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Barbosa. Rio de Janeiro: Forense, 2011, p 254-296.

GRÉSILLON, Almuth; MERVANT-ROUX, Marie-Madeleine; BUDOR, Dominique. Por uma genética teatral: premissas e desafios. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre. v.3, n.2, maio/ago. 2013. pp. 379-403.

LAVOR, A. A. A. et al. Conflitos causados pelos lixões: uma análise comparativa da situação do Brasil com o município de Iguatu-CE. Id on Line. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 11, n. 37, p. 246-258, 2017.

MARTINS, Aldenir. Depoimento [maio de 2021]. Entrevistador: Cleilson Queiroz Lopes. Ceará, 2021. Entrevista concedida para a realização deste artigo.

MIRANDA, Maria Brígida de. Retratos de Augustine: de paciente histérica à heroína feminista. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. Volume 12, número 1, janeiro/julho de 2013. Brasília – DF

MITKIEWICZ, Luciana. A autonomia do imaginário. in: TOURINHO, Lígia; MITKIEWICZ, Luciana (organização e apresentação). Bonecas Quebradas - 1. ed. - Rio de Janeiro: Azougue, 2016.

RAMOS, Silma Pacheco. A lei da política nacional de resíduos sólidos e a meta de implantação de aterros sanitários no Brasil. Âmbito Jurídico, v. XVII, p. 1-2, 2014.

ROSANA, Carla. Depoimento [maio de 2021]. Entrevistador: Cleilson Queiroz Lopes. Ceará, 2021. Entrevista concedida para a realização deste artigo.

SOLER, Marcelo. O campo do teatro documentário: morada possível de experiências artístico-pedagógicas. Tese (Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

TOURINHO, Lígia; MITKIEWICZ, Luciana (organização e apresentação). Bonecas Quebradas - 1. ed. - Rio de Janeiro: Azougue, 2016.

VIDAL-NAQUET, Pierre. O Mundo de Homero. Tradução: Jônatas Batista Neto – São Paulo. Companhia das Letras. 2002.

WERNER, Cristian (tradução, introdução e posfácio). Odisseia: Homero. 1ª ed, São Paulo. Cosac Naify, 2014.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mulheres da Cena