Matrizes e vertentes do teatro de rua brasileiro: uma possível classificação para fins didáticos

  • Alexandre Falcão de Araújo Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O presente trabalho é um desdobramento da pesquisa de doutorado desenvolvida pelo autor, quando foi possível visitar distintas IES públicas brasileiras em cujos cursos superiores de Teatro e Artes Cênicas são desenvolvidos processos pedagógicos em teatro de rua. A partir do observado em campo e em cotejo aos escritos e reflexões de diversos pesquisadores, entre eles Adailtom Alves Teixeira, Igor Schiavo e Narciso Telles, cheguei a uma classificação, para fins didáticos, das matrizes e vertentes do teatro de rua brasileiro. Ressalto o aspecto didático de tal classificação, uma vez que a realidade é sempre mais ampla e complexa do que os estudos acadêmicos dão conta de sistematizar, no entanto, as categorias identificadas podem auxiliar o conjunto de docentes que ministram (ou intencionem ministrar) matérias ou cursos de teatro de rua, nos diversos âmbitos educacionais. Assim, as matrizes e/ou vertentes aludidas seriam: Culturas populares (incluindo relações com folguedos, danças dramáticas, literatura de cordel e as influências da commedia dell`arte); Teatro Político (com influências do agitprop russo soviético e do teatro épico-dialético brechtiano); Circo e palhaçada; e ainda o campo da Performatividade e Intervenção urbana, envolvendo, em certa medida, também o Teatro de Invasão. Considerando os muitos (possíveis e necessários) imbricamentos entre essas distintas matrizes e vertentes que alimentam e/ou são alimentadas pelo teatro de rua, a compreensão dos processos históricos de desenvolvimento das formas artísticas e culturais, bem como a relação com os contextos nos quais elas se desenvolveram são extremamente relevantes para o ensino-aprendizagem de teatro de rua. Assim, para evitar que os processos pedagógicos incorram em ingenuidades, romantismos ou preconceitos, o estudo das matrizes e/ou vertentes do teatro de rua pode ser bem-vindo, auxiliando a fornecer “chão histórico” para a práxis de rua. Por fim, no texto apresento como docentes em algumas universidades públicas do país têm desenvolvido processos pedagógicos no campo do teatro de rua, articulando-os ou não com as matrizes e vertentes anteriormente elencadas.

Biografia do Autor

Alexandre Falcão de Araújo, Universidade Federal de Rondônia
Ator formado pela ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André (2011), bacharel em Gestão Ambiental pela USP - Universidade de São Paulo (2005), mestre e doutor em Artes pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (2013). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Teatro da UNIR - Universidade Federal de Rondônia, coordenador do grupo de trabalho Artes Cênicas na Rua da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas e articulador da RBTR - Rede Brasileira de Teatro de Rua. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de rua, teatro comunitário, teatro político, educação ambiental e educação não-formal.

Referências

ARAÚJO, Alexandre Falcão de. Teatro de Rua e Universidade: Imbricamentos entre o Popular e o Político no Ensino Superior Público de Teatro no Brasil. Tese (doutorado em Artes) apresentada no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204106 Acesso em 09.05.2021

ARAÚJO, Alexandre Falcão de; COUTINHO, Eduardo Tessari. Na [quase] roda virtual: estratégias [parciais] de adaptação de disciplinas de Teatro de Rua para a modalidade Ensino Remoto. Rebento, São Paulo, n. 13, p. 249-284, jul - dez 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/561

Acesso em: 15 de julho de 2021.

ARAÚJO, Alexandre Falcão de. Entre Cocos e beterrabas ou Água de Coco nem sempre é refresco, pois a doçura também corta a Carne.

Anais do GT Artes Cênicas na Rua, Porto Velho, v.2, outubro/2019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/issue/view/397/showToc Acesso em: 10 de julho de 2021.

BENTLEY, Eric. The theater of Commitment. In: Commentary Magazine. December 1966. Disponível em: https://www.commentarymagazine.com/articles/eric-bentley/thetheater-of-commitment/ Acesso em 1º de setembro de 2020.

CARBONE, Roberta. João das neves e o teatro de rua do centro popular de cultura. Pitágoras 500. Campinas-SP. v. 9. n. 2. jul/dez 2019. Disponível em:

https://doi.org/10.20396/pita.v9i2.8654553 Acesso em 09 de setembro de 2020.

CARREIRA, André. Teatro de invasão do espaço urbano: a cidade como

dramaturgia. São Paulo: Hucitec, 2019.

CARREIRA, André. Teatro de Rua: (Brasil e Argentina nos anos 1980): uma paixão no asfalto. São Paulo: Hucitec, 2007.

CARREIRA, André. Reflexões sobre o conceito de Teatro de Rua. In: TELLES, Narciso; CARNEIRO, Ana (org.). Teatro de rua: olhares e perspectivas. Rio de Janeiro: E-papers, 2005.

COUTINHO, Eduardo Tessari. Um encontro de arte e formação. Anais do GT Artes Cênicas na Rua. Porto Velho, v.1, p. 10-14, 2018. Disponível em:

http://www.periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/issue/view/344 Acesso em 02 de julho de 2019.

LANGSTED, Jørn. Is Street Theatre Theatre? Maske und Kothurn.1987. 33:1-2, p. 9-14.

NOVITSKY, Pavel. O que é a Blusa Azul? Tradução de Iraci Poleti. In: ESTEVAM, Douglas; COSTA, Iná Camargo; VILLAS BÔAS, Rafael (orgs.). Agitprop: cultura política. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

PEIXOTO, Fernando. Teatro de rua no Brasil. In: CRUCIANI, Fabrizio; FALLETTI, Clelia. Teatro de rua. São Paulo: Hucitec, 1999.

ROCCO, Marcelo. Entre a Metrópole e a Cidade Sagrada: Uma análise comparativa entre o Obscena – Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica (Belo Horizonte) e o Grupo Transeuntes (São João Del-Rei). Orientadora: Mariana de Lima e Muniz. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas

Artes, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-AMQQJ8 Acesso em 03 de junho de 2019.

SANTOS, Toni Edson Costa. Narrativas na Rua: da Inspiração Djeli às Rodas de Histórias em Maceió. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

SCHIAVO, Igor Emanuel de Almeida. A Inclusão do Teatro de Rua no Ensino Superior: Uma Experiência Metodológica no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Fabio Dal Gallo. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

SCHIAVO, Igor. Compartilhar e resistir: o teatro de rua na universidade. Anais GT Artes Cênicas na Rua. v. 1. n. 1, 2018. Disponível em:

https://www.periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/issue/view/344 Acesso em 14 de outubro de 2020.

TEIXEIRA, Adailtom Alves. O que há para além dos muros que nos impõem?

Rebento. São Paulo-SP. nº3, março 2012. Disponível em:

http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/70 Acesso em 09 de setembro de 2020

TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artes Cênicas na Rua