A concepção poética de notas introdutórias na audiodescrição de espetáculos teatrais

Resumo

A audiodescrição é o recurso de acessibilidade comunicacional que torna possível ao espectador com deficiência visual a fruição de espetáculos teatrais promovendo uma melhor ampliação de sentido e compreensão das cenas que se desenrolam no palco. As notas introdutórias são um adicional incorporado à audiodescrição que podem aparecer antes do início do espetáculo, funcionando também como uma mediação teatral e trazendo maiores detalhes sobre elementos primordiais como cenário, figurinos, maquiagem, iluminação. A depender do conjunto e quantidade desses elementos as notas introdutórias poderão tornar-se mais robustas, ocasionando por vezes algum tipo de sobrecarga de informação para o espectador com deficiência visual. Defendemos assim nesse estudo uma perspectiva de concepção poética das notas introdutórias para espetáculos teatrais como alternativa que minimize tal configuração de sobrecarga ou excesso de informação. A conclusão obtida advém da própria experimentação com as notas introdutórias de um espetáculo teatral que compõe o corpus teórico de uma pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e que explora as possibilidades do uso da palavra poética na audiodescrição.

Biografia do Autor

Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Audiodescritor consultor e pesquisador na área da acessibilidade comunicacional e cultural, com ênfase na interface arte e deficiência visual. Doutorando e Mestre em Educação pela UFRN, com pós-graduação em Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola pela UFJF. Especialista em Mídias na Educação pela UERN e em Artes Visuais pelo SENAC. Membro da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do Centro de Educação da UFRN.
Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN. Mestre e doutor em Educação pela UFRN, com pós-doutorado na área de acessibilidade, com ênfase na audiodescrição para teatro (UECE). Membro do Grupo Estandarte de Teatro - Natal/RN. Diretor do Centro de Educação/UFRN. Membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Educação e Educação Especial (UFRN). Orienta e investiga na interface  Arte, Deficiência e Acessibilidade, com ênfase na relação teatro e deficiência visual.

Referências

ALVES, Jefferson Fernandes. A audiodescrição e as tecnologias da cena: o espetáculo teatral (re)visto pela palavra. In: ADERALDO, Marisa Ferreira. Et ali. (Orgs). Pesquisas teóricas e práticas aplicadas em audiodescrição. Natal/RN: EDUFRN, 2016, p. 44-60.

ALVES, Jefferson Fernandes; NASCIMENTO, Anna Karolina Alves do. Audiodescrição e a mediação teatral: a palavra e o jogo dialogando com a cena. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 51, p. 213-231, jan./abr. 2018

BRUN, Jean. A mão e o espírito. Lisboa: Edições 70, 1991.

DESGRANGES, Flávio. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2017. (Coleção Teatro, nº 83).

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. SãoPaulo: Editora Hucitec, 2003.

FARIAS, Sandra Regina Rosa. Audiodescrição e a poética da linguagem cinematográfica: um estudo de caso do filme Atrás das Nuvens. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação/UFBA. Salvador, 2013.

FRYER, Louise. The Independent Audio Describer is Dead: Long Live Audio Description! Journalof Audiovisual Translation, 1(1), 170-186, 2018.

KUPSTAITIS, Bethielle. A poética do não-ver: da cegueira à visibilidade encenada. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.

MACHADO, Isabel Pitta Ribeiro. A parte invisível do olhar – Audiodescrição no cinema: a constituição das imagens por meio das palavras: uma proposta de educação visual para a pessoa com deficiência visual no cinema. Dissertação (Mestrado) Instituto de Artes/UNICAMP. Campinas/SP, 2015.

NASCIMENTO, Anna Karolina Alves do. Audiodescrição e Mediação Teatral: o processo de acessibilidade do espetáculo “De Janelas e Luas”. Natal: UFRN, 2017. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

NÓBREGA, Andreza. Caminhos para inclusão: uma reflexão sobre áudio-descrição no teatro infanto-juvenil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- graduação em Educação, Universidade Federalde Pernambuco, Recife, 2012.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva, 2009. (Coleção Estudos).

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2013.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SANTIAGO, Sandra Maria Sanches Alves. Audiodescrição em contexto de teatro em Portugal. 2015. 136f. Dissertação (Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2015.

SCHWARTZ, Letícia. Através do prisma: a audiodescrição como provocação à percepção do espectador com deficiência visual. Mestrado (Dissertação). 2019. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Artes/UFRGS, 2019.

SOLER, Marcelo. Preparar acolhimento ao espectador: uma tentativa de estabelecer encontros em tempos não acolhedores. In: DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana. O ato do espectador: Perspectivas artísticas e pedagógicas. 1.ed. São Paulo: Hucitec, 2017. p.316-27. (Coleção Teatro).

TEIXEIRA, Jéssica. E.L.A. Fortaleza: Aliás Editora, 2021.

VIOLANTE, Marta Sofia S. de Sousa. Audiodescrição para pessoas com incapacidade visual em peças de teatro. Dissertação (Mestrado em Comunicação Acessível) – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal, 2015.

UDO, J.P.; FELS, Deborah I. "From the describer's mouth: reflections on creating unconventional audio description for live theatre". Ted Rogers School of Information Technology Management Publications and Research. Paper 21, 2009.

Publicado
2021-12-16
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras