Performance-arte e disco de vinil: pop, política e hibridações

  • Marcelo de Campos Velho Birck Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento voltada para possíveis confluências entre o visual e o audível, com a montagem como ponto de contato entre artes. O procedimento metodológico aplicado é a bricolagem. O artigo ressalta afinidades entre performance e fonografia, a partir de duas gravações. Primeiro, a versão de Caetano Veloso e Os Mutantes para Marcianita, aparentada com performances de Hélio Oiticica e Antônio Manuel. Segundo, a faixa O Superman, de Laurie Anderson, inspirada nas fracassadas tentativas de resgate após a invasão da embaixada norte-americana em Teerã, em 79. Destaca-se maneiras pelas quais a fonografia ressaltou a materialidade do sonoro, a corporalidade, a concisão e a multissensorialidade. Aspectos políticos também serão abordados.

Biografia do Autor

Marcelo de Campos Velho Birck, Universidade Federal de Santa Maria
Professor do curso de Música e Tecnologia da UFSM. Doutorando em Artes Visuais na mesma instituição, linha de pesquisa Arte e Transversalidade, sob a orientação da Profª Drª Gisela Reis Biancalana. Exposições Individuais: cenário show “Estribilhos Em Curto Circuito”, de Marcelo Birck (Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, Porto Alegre / RS - 2013); “AntiPrisma em Ação” (Descubra 2018,  Espaço Vibe,  Centro de Eventos da UFSM - 2018). Exposições e ações coletivas: ”Audiovisual Sem Destino” (Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes, UFRGS, Porto Alegre / RS – 2015); “NeuroArte” (Hall do Centro de Artes e Letras, UFSM; Campus Porto, UFPEL, Pelotas / RS; CIDEC, FURG, Rio Grande / RS – 2016); “E.F.E.M.E.R.A Imagem – Exibições Audiovisuais FullDome” (Planetário da UFSM, edições 2018 e 2019); “Mostra Arte, Cinema e Audiovisual”; “Sobre(_)Posições”; “Primeira Via Coletiva” (todas na Sala Cláudio Carriconde, CAL/UFSM, 2019); “Em Processo de Errância” (MASM, 2019); “Transfigurações” (performance de criação coletiva apresentada na BienalSur 2019, UFSM); “Sarça Ardente” (performance de criação coletiva apresentada no Descubra 2019, UFSM).  Compositor com 2 discos gravados, participou de alguns dos principais festivais internacionais do Brasil (TIM Festival e Lollapallooza), em carreira solo e como integrante da banda Graforréia Xilarmônica.
Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada na UFSM, Artes Cênicas (1995-2014) e professora no Curso de Dança (2014-). Membro permanente no PPGART com pesquisas transversais em performance. Pesquisadora em Artes Performativas de cunho sociocultural e político. Mestre (2001) e Doutora (2010) em Artes / UNICAMP. Pós-doutorado na De MontfortUniversity, UK. É líder do grupo Performances: Arte e Cultura / CNPQ, e coordenadora do Laboratório de Performance, Arte e Cultura (LAPARC). 

Referências

ANDERSON, Laurie. Home of the Brave. 1986. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=v663kBnsD0A Acesso em: 26 abr. 2021.

ANDERSON, Laurie; SIMPSON, Dave. How we made Laurie Anderson’s “O Superman”. Disponível em https://www.theguardian.com/music/laurie-anderson Acesso em: 26 abr. 2021.

ANDERSON, Laurie. O Superman. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Vkfpi2H8tOE Acesso em: 13 ago. 2021.

CAIN, Abigail. The Story behind Robert Rauschenberg’s Iconic Talking Heads Album Cover. Disponível em https://www.artsy.net/article/artsy-editorial-the-story-behind-robert-rauschenberg-s-iconic-talking-heads-album-cover 2016. Acesso em: 26 abr. 2021.

CORPOBRA (AÇÃO/PROPOSIÇÃO) (1970), DE ANTONIO MANUEL. Portal Memórias da Ditadura. Disponível em: https://memoriasdaditadura.org.br/obras/corpobra-acaoproposicao-1970-de-antonio-manuel/ Acesso em: 07 out. 2021.

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia comparativa. Tradução de Vera Mello Josceline. 7ª edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. En defensa del arte del performance. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 199-226, jul./dez. 2005.

IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. 1ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

MARGULIS, Elizabeth Hellmuth. On repeat: how music plays the mind. New York: Oxford University Press, 2014.

PARANGOLÉS, 1964-1979. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Disponível em: https://mam.rio/obras-de-arte/parangoles-1964-1979/ Acesso em: 07 out. 2021.

VELOSO, Caetano e Os Mutantes. Marcianita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eHsNZcV3M8M Acesso em: 15 maio 2019.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 2008.

Publicado
2021-12-16
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras