A dramaturgia feminina nordestina e sertaneja: o espetáculo candeia

  • Mariclécia Bezerra de Araújo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Brígida Maria de Miranda Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Sente-se ao longe cheiros de ervas, de velas queimando; de rezas em cânticos que nos fazem sentir uma candura de bênçãos. É noite, mas a luminosidade que se vê atravessa trevas e rompe silêncios. Nisto, aos poucos, percebemos um poder revolto matriarcal; pois quatro mulheres nos recebem em seu lar, nos levando em sonhos, por meio de histórias ao universo do resgatar almas. Candeia é luz, guia e caminho, é um sublime feminino que se expande, pedindo licença pra lhe benzer com as forças da mata, das ervas e da fé. Este pulsar de corações nos acende antigas chamas, porque somos levadas a acessar nosso sagrado. Esta comunicação é uma reverberação de um trabalho teórico prático de minha pesquisa de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT/UDESC/SC), vivida dentro de um grupo intitulado Estação de Teatro do Rio Grande do Norte/RN. Nele, descrevo as formas de uma escrita feminina sertaneja imersa em um processo feito somente por mulheres seridoenses, dando vida ao espetáculo chamado Candeia. Desta forma, percebi o quanto foi significativo vivenciar esta experiência, mediante os princípios da sororidade; das abordagens do feminismo, e da parceria entre mulheres de teatro.

Biografia do Autor

Mariclécia Bezerra de Araújo, Universidade do Estado de Santa Catarina
Artista docente, professora de Arte, graduada em Letras (FIP/PB), mestre em Linguagem em Ensino (UFCG), graduada em Teatro (UFRN/RN) e doutoranda em Teatro (UDESC/SC).
Brígida Maria de Miranda, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Artes pela University of  Exeter (1995) e doutora em filosofia pela La Trobe University (2004).

Referências

ADAMS, Michel Vannoy. A escola Arquetípica. In YOUNG-EISEDRATH, Polly & DAWSON, Terrence (org.). Manual de Cambridge para estudos junguianos. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do fogo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. As Mulheres que Correm com os Lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

________________. A Ciranda das Mulheres Sábias: ser jovem enquanto velha e velha enquanto jovem. Tradução Waldéia Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

HADERCHPEK, Robson. O Teatro Ritual e os Estados Alterados de Consciência. São Paulo, Giostri: 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mulheres da Cena