A (in)tensão do movimento: os Sete Níveis de Jacques Lecoq

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado em Artes desenvolvida na linha de estudo das Artes da Cena da Escola de Belas Artes da UFMG, orientada pela professora Dr. ª Bya Braga, que teve como objeto de pesquisa os Sete Níveis de Jacques Lecoq. A perspectiva apresentada é a de como essa proposta de trabalho corporal pode auxiliar ou ser uma metodologia para criação e preparação corporal e criativa nas Artes da Cena, para isso, é apresentado o percurso de criação da performance Nó. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a Pesquisa Performativa e Pesquisa Somático-Performativa, onde os Sete Níveis foram pesquisados como processo de criação e preparação corporal, buscando entender a partir da prática as corporeidades que perfazem esses Níveis. Para a discussão sobre movimentos, dinâmicas e improvisação em dança o principal referencial foi a filósofa da dança Marie Bardet (2014). Como resultado, através da performance constatou-se que os Sete Níveis auxiliam o preparo corporal do profissional das Artes da Cena, pois trabalha o corpo em suas diferentes tensões, energias e presença através da improvisação, resultando em um preparo físico e criativo.

Biografia do Autor

Nailanita Prette, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestranda em Artes pelo PPGArtes da Universiade Federal de Minas Gerais, bolsista CAPES; Licenciada e bacharela em Dança; Técnica em Dança pela ETAM Santa Cecília.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas