Quando a sala de casa vira sala de ensaio e estúdio improvisado: transposição do conto as moças para vídeo

Resumo

Este artigo apresenta a transposição do conto As Moças, da escritora brasileira Jane Tutikian (1952–) para vídeo. Originalmente, seriam realizadas leituras cênicas de forma presencial em evento universitário, mas devido à pandemia tiveram que ser transpostas para vídeo, convertendo-se em projeto de extensão. Para a transposição foram usados como estímulos as descrições das personagens apresentadas no conto e diferentes materiais (figurinos, penteados, maquiagem). A leitura cênica foi adaptada para a linguagem audiovisual aplicando técnicas desenvolvidas originalmente para teatro. Através de improvisações, ações e atitudes, a autora construiu as personagens buscando diferentes enfoques corpóreo-vocais para cada uma delas. Já para a transposição da narradora foi enfatizada uma atuação minimalista com foco no trabalho vocal. O vídeo foi produzido em estúdio improvisado em ambiente doméstico, e a colaboração entre membros da equipe se deu de forma remota. A despeito das limitações impostas pelo isolamento social e pelas limitações do espaço disponível, a experiência demonstrou que os elementos do processo de criação dramatúrgica atorial, desenvolvidos originalmente para teatro, podem ser adaptados para a linguagem audiovisual.

Biografia do Autor

Elisa Martins Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Núcleo de Comunicação e Cultura
Doutora em Ciências do Espetáculo (Universidade de Sevilha - 2016, convalidado como Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO). DEA (Diploma de Estudos Avançados) em Ciências do Espetáculo (2010) pela mesma universidade, convalidado como Mestrado em Artes Cênicas também pela UNIRIO. Bacharel em Artes Cênicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Artes (Teatro), com ênfase em Interpretação Teatral e Criação Dramatúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: apresentação de espetáculo, atuação, arte do ator, trabalho corporal, pesquisa prática em Artes Cênicas, processos de criação dramatúrgica do ator, processos de criação cênica, oficinas de teatro e personagens femininas na cena. Atua como atriz, pesquisadora, dramaturga, oficineira de teatro, diretora de Artes Cênicas e contadora de histórias. Fundadora do Grupo Capitu, grupo de criação e investigação teatral. Integra o Grupo de Pesquisa Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário, do diretório de pesquisa CNPq, coordenado pelo Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch (FURG). Desde 2017 integra o Coletivo As DramaturgA, coordenado por Patrícia Silveira, Fernanda Morenno e Natasha Centenaro. A partir da pesquisa O processo de Criação Dramatúrgica do Ator, desenvolveu e encenou os textos (ainda em repertório) CONFESSO QUE CAPITU (2004), HISTÓRIAS DE UMA MALA SÓ (2009), ENCANTOS DE NATAL (2012) e A DAMA DOS EVANGELHOS (2014).

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas