Corpo religado: Tradicionalidades e Inventividades na dança cênica

  • Teodora Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A pesquisa investiga o processo cênico-criativo construído com o Grupo de Dança da UFRN, incluindo suas práticas artísticas e estéticas, seus modos de pensar e fazer a dança a partir da concepção de corpo religado (ALVES, 2015) e, recursivamente, das reflexões advindas do próprio processo investigativo-vivencial. Corpo religado funciona como uma metáfora que dá nome à ligação entre o tradicional e o contemporâneo do corpo;  evidencia o ponto de tensão entre suas memórias e suas novas aprendizagens, entre as marcas de uma história já incorporada e as novas matrizes corporais a serem elaboradas. Essa religação que nasce do corpo, de sua corporeidade (MERLEAU-PONTY, 1999), das relações criadas e recriadas nos vários espaços-tempos vivenciais, abre uma perspectiva de compreensão/desconstrução da oposição entre saberes tradicionais presentes na dança tradicional e novos processos e princípios criativos presentes na dança contemporânea. Para tanto, o Grupo inspira-se na obra O turista aprendiz, do escritor modernista Mario de Andrade (2015) e em seu encontro com os diversos personagens e cenas da cultura popular brasileira, com os quais foi se deparando em suas viagens ao norte e nordeste brasileiro no início do século XX, especialmente com o Coquista potiguar Chico Antônio. Nesse processo de criação e de busca do entendimento sobre como os dançarinos-criadores podem mergulhar nessa viagem repleta de encontros com a diversidade cultural brasileira para construírem um novo trabalho em dança contemporânea, o Grupo tem se aproximado da compreensão de corpo religado e desse modo, vem vivenciando a dança contemporânea e elaborando o seu novo processo criativo a partir de um retorno a si próprio, a sua liberdade de expressão, ao encontro com sua história individual e coletiva e com traços da sua memória corporal. 

Biografia do Autor

Teodora Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Docente do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; Diretora artística do Projeto Grupo de Dança da UFRN; Diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação – ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, N. 14, 2003.

ALVES, Teodora. O que dizem os corpos quando dançam? Por uma consciência cênico-vivencial. In TOMAZZONI, Airton et all. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.

ALVES, Teodora. Herdanças de corpos brincantes: Saberes da corporeidade em danças afro-brasileiras, Natal, RN. EDUFRN – Editora da UFRN, 2006.

ALVES, Teodora. Entre o perene e o transitório na dança: Corpo, memória e novos repertórios para a cena contemporânea. VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. ABRACE, São Paulo, 2010b.

ALVES, Teodora. Corpo religado: Entre o tradicional e o contemporâneo do corpo na dança. In SOUZA, Alysson e PINHEIRO, Elvis. Tradições e contemporaneidade nas artes. Fortaleza: Expressão gráfica e Editora, 2015.

ANDRADE, Mario de. O Turista Aprendiz . Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.

BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BOURDIER, Pierre. O poder simbólico. 4ª edição. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2001.

MORAIS, Marcos A. Câmara Cascudo e Mário de Andrade: Cartas, 1924-1944. São Paulo: Global, 2010.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução: Luiz B. L. Orlandi. – São Paulo: Ed 34, 1999.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1950/1990.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo:Martins 1999.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Institucional: gestão 2010-2019. Natal, 2010.

TELE-CINE MARUIM EMBRAFILME. Chico Antônio: O Herói com Caráter. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=-Evo1q9OY8U> . Acesso em: 16 de junho de 2017.

TRIBUNA DO NORTE. Nos alpendres com Mário de Andrade. Disponivel em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/nos-alpendres-como-ma-rio-de-andrade/375959> . Acesso em: 16 de junho de 2017.

Publicado
2018-03-19