Do Nascimento do Olhar: em busca das práticas de Cultivo. Pontes Latentes entre as Artes da Cena e a Educação

  • Matteo Bonfitto Instituto de Artes - Unicamp

Resumo

Quando vistas a partir do horizonte das práticas performativas, as experiências cênicas podem cobrir um amplo spectrum de possibilidades que incidem sobre a educação em diferentes níveis. Se por um lado educare ou educere, raízes da noção de educação, remetem a processos que criam condições para o nascimento de experiências, percepções e elaborações, por outro as práticas performativas e cênicas podem funcionar, ao mesmo tempo, como gatilhos e destiladores de tais processos. Assim, o educar passa a poder ser não um campo de normatização e controle, mas um ato criativo que busca capturar  tudo o que nos mobiliza, construtivamente. Fica a pergunta: devemos aplicar ou cultivar tais práticas?

Biografia do Autor

Matteo Bonfitto, Instituto de Artes - Unicamp
Departamento de Artes Cênicas - Instituto de Artes UNICAMP

Referências

Bergson, Henri. La pensée le mouvant. Paris: PUF,1934/1962.

Bonfitto, Matteo. A Cinética do Invisível. Processos de Atuação no Teatro de Peter Brook. São Paulo: Perspectiva, 2009; The Kinetics of the Invisible. Acting Processes in Peter Brook’s Theatre. Frankfurt and New York: Peter Lang, 2016.

Csikszentmihalyi, Mihaly. Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York: Harper & Row, 1990.

Depraz, N, Varela, F e Vermersch, E. On becoming aware: a pragmatic of experiencing. Philadelphia-Amsterdam, Benjamin Publishing, 2003.

Heidegger, Martin. The Question Concerning Technology and Other Essays. New York: Harper & Roll, 1977.

Kastrup, Virginia. “A Aprendizagem da Atenção na Cognição Inventiva.”, in Psicologia & Sociedade; 16 (3): 7-16; set/dez.2004.

Mehler, J. “Conhecer desaprendendo”. Em E. Morin e M. Piattelli-Palmarini (Orgs) A unidade do homem, vol.II – O cérebro humano e seus universais. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1978.

Quilici, Cassiano Sydow. “O Conceito de ‘Cultivo de Si’ e os Processos de Formação e Criação do Ator/Performer.” Artigo publicado nos Anais da Abrace. Porto Alegre: 2011

Varela, F. Sobre a competência ética. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

Yuasa, Yasuo. The Body, Self-Cultivation and Ki-Energy. New York: SUNY, 1993.

Publicado
2018-03-19