A construção do movimento na Ilíada de Homero: articulações interfaciais com a expressividade musical

  • Rogério Rodrigues de Oliveira Instituto Federal de Goiás

Resumo

Esse trabalho tem como escopo analisar os procedimentos utilizados para a implementação do quadro cênico intitulado Da Luta Ancestral reverbera o Belo Musical que alude à Guerra de Tróia, em especial à luta mítica entre seus dois maiores combatentes: Heitor, representando o povo troiano, e Aquiles, o grego. Tendo como inspiração a imagética eloquente do filme Tróia de Wolfgang Peterson bem como a escrita rebuscada presente na obra Ilíada de Homero, utilizou-se o embasamento teórico-prático da Rítmica de Jacques Dalcroze para se construir três cenas coreográficas, entremeadas por episódios de declamação e canto, cada qual com uma disposição própria de sons e gestual trabalhados a partir da associação entre recursos expressivos musicais e o movimento corporal. Usando, ainda, como referencia teórica o conceito da Mousiké grega e da Art’s for Art’s Sake de Benjamin Constant, o resultado culminou em uma performance construída sob uma perspectiva eminentemente artística, não utilitarista, valorizando não o impacto histórico do ato trágico em si, mas o deleite estético oriundo de uma batalha com ares de mis-en-scène, emoldurada por gestos plásticos e virtuosísticos, imbuídos de musicalidade

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Publicado
2018-03-19