O método BPI: compreender a poética para pensar a estética

  • Flávio Campos Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O que determina ou constitui a especificidade estética de um espetáculo ou performance em Artes da Cena? Quais elementos devem ser considerados na avaliação ou julgamento crítico de uma produção artística? Qual é a relevância e a pertinência da trajetória percorrida nesta criação cênica para a sua constituição estética? O caminho metodológico do processo de criação deve ser considerado quando na emissão de um juízo ou valor estético? Partindo desses questionamentos desenvolveu-se um estudo de doutorado com o objetivo de verificar a existência e analisar a pertinência de uma especificidade estética que emanasse do processo de formação e criação cênica viabilizada pelo método BPI ao longo de seus mais de trinta anos de pesquisa e desenvolvimento constantes nas Artes da Cena do Brasil. Buscou-se, para tanto, além de uma ampla pesquisa teórica, experienciar aspectos deste processo formativo peculiar e questionador de alguns pressupostos erigidos pela cena contemporânea. Pretende-se apresentar a investigação de doutorado, perpassando e descrevendo cada uma de suas etapas, bem como, os resultados e as reflexões viabilizadas sobre a perspectiva que atrela a estética à poética do processo criativo. A discussão indica que a manutenção de padrões rígidos, assim como, a ideia de que existam pressupostos e regras universais para a criação cênica podem ser vistas como uma tática de colonização e dominação dos sentidos, da sensibilidade humana e da própria criatividade. Não houve a pretensão de reduzir a experiência formativa proporcionada pelo BPI, intentou-se reafirmar sua ética na formação e na criação em arte dotada de singularidade expressiva e autoconhecimento.

Biografia do Autor

Flávio Campos, Universidade Federal de Santa Maria
Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Professor Adjunto do Curso de Dança Bacharelado da UFSM. Doutor e Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) Processo BPI: formação e criação em Dança do Brasil. E integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) BPI e Dança do Brasil.
Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Bailarina, Coreografa, Psicóloga e Professora Titular do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP. Doutora em Artes pela UNICAMP. Coordenadora e Diretora do Núcleo BPI e do Grupo de Pesquisa (CNPq) BPI e Dança do Brasil.

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Publicado
2018-03-19