A Mitologia Arquetípica Feminina em Imagens Primordiais: os encontros

  • Mariclécia Bezerra de Araújo Bezerra Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho é resultado de uma experiência vivida durante três consecutivos anos no Grupo Arkhétypos de Teatro - projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Robson Haderchpek, tendo como atores os alunos do próprio curso, desenvolvendo a partir de uma prática laboratorial uma dramaturgia voltada para os Encontros. Foi pesquisado, então, como o mito da mulher selvagem e sua natureza instintiva foi acessada com profunda investigação. Para tanto, Estés (2014), Campbell (2014), Bachelard (1989) e Jung (2000) nortearam as formas de organização deste trabalho, que se transformaram em descobertas magníficas, durante os laboratórios, em busca de uma associação entre o mito do pássaro e as sensações míticas vividas pela personagem, pois o manto que cegava por dentro, foi retirado, sendo capaz de guiar a atriz, influenciando-a a sacrificando velhos hábitos. O processo deu luz ao arquétipo da Espera, revelando, sobretudo, como o arquétipo da Bruxa surgia em determinados momentos, durante o acesso aos elementos da natureza. O trabalho com a poética dos elementos é uma pedagogia utilizada como fonte de inspiração ao processo; e neste, em especial, a água era o elemento onírico mais acessado. Assim, o encontro com o arquétipo, vem da mitologia pessoal que se mostra em construção mediante a cena, revelando não só os deslumbres escondidos e sim os mecanismos que cada um pode encontrar em um jogo ritual, a partir do encontro com o outro.

 

Biografia do Autor

Mariclécia Bezerra de Araújo Bezerra Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ARAÚJO, Mariclécia Bezerra de. A Mitologia Arquetípica Feminina em Imagens Primordiais: os encontros. Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG/PB); orientador: Robson Carlos Haderchpek. Atriz do Grupo Arkhétypos de Teatro e Arte-educadora.

 

 

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

_______________. Teatro e Ritual. Organizador Cassiano Sydow Quilici. São Paulo: Annablume Fapesp, 2004.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria.São Paulo, Martins Fontes, 2013.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 2014.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. As Mulheres que Correm com os Lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

GROTOWSKI, Jerzy; POLASTRELLI, Carla; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro, Editora Perspectiva, 2010.

GROTOWSKI, Jerzy. Por um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, 2011.

HADERCHPEK, Robson Carlos. O Ator, O Corpo Quântico e o Inconsciente Coletivo. João Pessoa, V. 6 N. 1 jan-jun/2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

__________________________. A Arte do Encontro: A Conferência dos Pássaros em Viena. Relatório de Pós-Doutorado. Viena/Áustria: Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, 2015a. 47 p.

__________________________. A Dramaturgia dos Encontros e o Jogo Ritual: Revoada e A Conferência dos Pássaros. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

URDIMENTO - Revista de Estudos em Artes Cênicas / Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. - Vol1, n.15 (Out 2010) - Florianópolis: UDESC/CEART.

WOOLF, Virgínia. Um Teto todo Seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

Publicado
2018-03-19