JOGOS TEATRAIS: APRENDIZAGEM A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS

  • Karine Ramaldes Vieira Universidade Federal de Goiás
  • Robson Corrêa de Camargo Universidade Federal de Goiás

Resumo

A presente pesquisa analisa os fundamentos da metodologia dos jogos teatrais desenvolvida por Viola Spolin (1906-1994) sob o ponto de vista de um aprendizado pela experiência, examinada a partir dos conceitos de experiência desenvolvidos por William James (1842-1910) e John Dewey (1859-1952). Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica, qualitativa, que busca compreender especificamente os conceitos de experiência na perspectiva destes autores, em suas várias formulações, estabelecendo os possíveis diálogos com a prática dos jogos teatrais. No panorama da pedagogia do teatro, procura estabelecer as relações destes conceitos com a metodologia improvisacional dos jogos teatrais proposta por Viola Spolin.

Biografia do Autor

Karine Ramaldes Vieira, Universidade Federal de Goiás
Doutoranda em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sob orientação de Robson Corrêa de Camargo. Atriz e Professora de Teatro. Autora junto à Robson Corrêa de Camargo do livro Os Jogos Teatrais de Viola Spolin Uma Pedagogia da Experiência (2017).

Referências

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Publicado
2018-03-19