JOGOS TEATRAIS: APRENDIZAGEM A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS
Resumo
A presente pesquisa analisa os fundamentos da metodologia dos jogos teatrais desenvolvida por Viola Spolin (1906-1994) sob o ponto de vista de um aprendizado pela experiência, examinada a partir dos conceitos de experiência desenvolvidos por William James (1842-1910) e John Dewey (1859-1952). Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica, qualitativa, que busca compreender especificamente os conceitos de experiência na perspectiva destes autores, em suas várias formulações, estabelecendo os possíveis diálogos com a prática dos jogos teatrais. No panorama da pedagogia do teatro, procura estabelecer as relações destes conceitos com a metodologia improvisacional dos jogos teatrais proposta por Viola Spolin.
Referências
ARISTÓTELES. Órganon. Tradução do grego, textos adicionais e notas de Edson BINI. Bauru: Edipro, 2005.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução: Vinzenzo Coco. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, [1934] 2010.
_____________. Como Pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. 3ª edição. Tradução: Haydée de Camargo Campos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, [1910] 1959.
_____________. Experiência e Educação. 15ª edição. Tradução: Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, [1938] 1971.
DEWEY, Jane. M. Biography of John Dewey. In: SCHILPP, Paul A.; HAHN, Lewis E. (Eds.). The Philosophy of John Dewey. Chicago: Northwestern University, 1939. In https://brocku.ca/MeadProject/Dewey/Dewey_1939.html. Acesso em 12 out 2016.
JAMES, William. Os Pensadores (Pragmatismo [1907a]; O Significado da Verdade [1907b]; Princípios de Psicologia [1890]; Ensaios em Empirismo Radical [1912]). Tradução: Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Editor Victor Civita. Abril Cultural, 1974.
RAMALDES, Karine; CAMARGO, Robson Corrêa de. Os Jogos Teatrais de Viola Spolin: Uma Pedagogia da Experiência. Goiânia: Kelps, 2017.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. 5ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1963] 2005.
____________. Jogos Teatrais – o fichário de Viola Spolin. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1975] 2012.
_____________. Jogos Teatrais na sala de aula. 2ª edição. Tradução: Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Ed. Perspectiva, [1986] 2010.
____________. Improvisation for the Theater. Third Edition. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1999.
TEIXEIRA, Anísio; WESTBROOK, Robert B. John Dewey. Coleção educadores MEC, Fundação Joaquim Nabuco, Recife-PE: Editora Massangana, 2010.