História das ideias do ensino da Dança na Educação Brasileira (Parte II)

  • Marcilio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que reconhece a Dança como área de conhecimento. Busca-se, a partir dos documentos oficiais (Leis/LDBs, Resoluções, Minutas, Diretrizes, Parâmetros Curriculares) ter uma compreensão de como essa linguagem da arte foi se constituindo na educação brasileira. Nessa perspectiva a proposta problematiza como objeto de investigação a evolução do pensamento pedagógico brasileiro do ensino de dança, quer na educação básica, quer no ensino superior, a partir da identificação, classificação e periodização de tal ensino nos documentos oficiais. Objetiva-se com a pesquisa compreender como se constituiu o ensino da Dança no Brasil a partir dos documentos oficiais, seus avanços e retrocessos como área de conhecimento no ensino superior. A metodologia proposta baseia-se no princípio da atualidade da pesquisa histórica que provoca o impulso investigativo e a necessidade de responder questões que se interpelam   na realidade presente. O método, obviamente, é de caráter historiográfico a partir da Nova História. 

Biografia do Autor

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor do curso de Dança da UFRN. doutor em Educação, Membro pesquisador do Grupo Estesia (UFRN)

Referências

BOURCIER, P. História da dança no ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 094/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2001.

_______. Parecer n. 0195/2003. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design. Disponível em www.portal.mec.gov.br/cne. Acessado em outubro de 2017

______. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Disponível em www.planalto.gov.br. Acessado em outubro de 2017

BURKE, P. (org). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

CERTEAU, M. A escrita da História. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

CAVRELL, H. Reflexões sobre um programa de dança contemporânea no ensino superior. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 14, n. 1, p. 81-95, jan./jun. 2014. GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1980.

PEREIRA, M. A.; SOUZA, J. B. L. Formação superior em dança no Brasil: panorama histórico-crítico. Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 19-38, jan./abr. 2014

STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo: Papirus, 2006.

VIEIRA, M. S. A dança em cena: reflexões para o ensino superior de dança. Dança, Salvador, v. 4, n. 1 p. 25-33, jan./jun. 2015.

WOSNIAK, C. Bacharelado e/ou licenciatura: quais são as opções do artista. In: TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.; MARINHO, N. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.

Publicado
2018-03-19