De casa em casa, diante do altar, carregando a Divindade, no cantorio de adoração, uma nova presença: a foliona de obrigação.

  • Jorge das Graças Veloso Professor Adjunto IV UNB - Universidade de Brasilia

Resumo

Trata-se esta comunicação de uma reflexão acerca dos novos papéis, representados por mulheres, nos cortejos rogatórios, votivos e precatórios, das diversas folias que acontecem no entorno do Distrito Federal. Com os sentidos que adquire a atuação feminina nas últimas décadas do Séc. XX e nos primeiros anos do Sec. XXI, na sociedade brasileira, gradativamente também vem surgindo uma nova figura, até então ausente nessa manifestação tradicional do catolicismo não oficial: a foliona de obrigação. Começando com alguns grupos de catireiras, papéis antes dançados exclusivamente por homens, é cada vez mais recorrente, nos giros de adoração ao Divino Espírito Santo, N. S. d’Abadia, São Sebastião, dentre outros, a presença de mulheres nas funções de obrigação de Alferes, Caixeiras, violonistas, ajudantes de guias e de contraguias. Assim, este trabalho se concretiza a partir do registro dessas novas presenças, por meio de documentação fotográfica e da transcrição de entrevistas com essas novas figuras, verdadeiras revolucionárias de um universo historicamente ocupado por narrativas produzidas somente por homens.

Biografia do Autor

Jorge das Graças Veloso, Professor Adjunto IV UNB - Universidade de Brasilia

Graça Veloso (Jorge das Graças Veloso) é ator, diretor teatral e dramaturgo. Com pós-doutorado em Arte e Cultura Visual (2014), pela Universidade Federal de Goiás – UFG, tem doutorado (2005) e mestrado (2001) em Artes Cênicas, ambos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UNICEUB - 1978) e Licenciatura em Artes Cênicas (Faculdade Dulcina - 2006), é docente no Departamento de Artes Cênicas, nos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes (VIS), Artes Cênicas (CEN) e ProfArtes, da Universidade de Brasília. Pesquisador em Etnocenologia, é autor de A Visita do Divino; Benedito e, em parceria com Jove Benedito Veloso, Memória Recontada, todos pela Thesaurus Editora, e Bendito Divino Consagrado (no prelo). 

Referências

ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. Coord. Oneyda Alvarenga e Flávia Camargo Toni. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; Brasília: MinC; São Paulo: EdUSP, 1989 (Col. Reconquista do Brasil).

BARRETO, Tainá Dias de Moraes. Ausências: criação de dança a partir de um olhar para as mulheres em dois grupos de cavalo marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco. 2014. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

BIÃO, Armindo. Um léxico para a etnocenologia: proposta preliminar. In: ___ Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio Michel Maffesoli. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009a. 389 p.

___. A vida ainda breve da etnocenologia: uma nova perspectiva transdiciplinar para as artes do espetáculo. Cátedra de Artes nº 10 (2011). Faculdad de Artes. Pontifícia Universidad Católica de Chile. Disponível em: http://catedradeartes.uc.cl/pdf/catedra%2010/la%20aun%20breve%20vida%20de%20la%20estnoescenologia.pdf

DORNELES DE LIMA, Marlini. Entre raízes, corpos e fé: trajetória de um processo de criação em busca de uma poética da alteridade.2016. 272 f. Il. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

GRESTA, Luciana Maria R. Quando as pessoas que você encontra na caminhada matinal não cumprimentam você: um olhar sobre as impressões de pertencimento que causam reflexões. Brasília, 2013 (mimeo).

Publicado
2018-03-19