Jornada de DramaturgiaS do Corpo: primeiro experimento

  • Melina Scialom UNICAMP

Resumo

Este artigo visa apresentar e discutir a primeira Jornada de Dramaturgias do Corpo organizada por Melina Scialom e Veronica Fabrini no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. O evento foi organizado com o intuito de, através da prática, investigar o como a dança vem trabalhando com a produção de sentido e dramaturgia. Considerando a história da dança, procuramos investigar em diferentes estilos como acontece a organização corporal e do movimento para criação de diferentes dramaturgias. Nesse caso ampliamos as possibilidades do termo 'dramaturgia na dança' para a investigação de como a dança tem operado em diferentes circunstancias históricas e culturais. Sabendo que a 'dramaturgia na dança' está bastante ligada ao fazer de cada indivíduo que se coloca como dramaturgo' (HANSEN; CALLISON, 2015) de um processo/obra, convidamos cinco professores e artistas da cena com diferentes históricos para realizarmos juntos este questionamento, por meio da prática, da experiência, da criação e do diálogo. O resultado foram três dias de encontros e intercâmbio onde professores, pesquisadores e alunos de teatro e dança puderam vivenciar procedimentos técnicos e poéticos sobre diferentes perspectivas de dramaturgias corporais, trazidas por artistas-investigadores de diversas correntes das artes da cena.

Biografia do Autor

Melina Scialom, UNICAMP

Melina é Coreologista (especialista na práxis de Rudolf Laban) pelo Trinity Laban (Londres, Reino Unido); Doutora em Dança pela University of Roehamton (Reino Unido); Mestre em Artes Cênicas pela UFBA; Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP. Melina desenvolveu sua pesquisa em torno da práxis de Rudolf Laban e vem explorando o universo labaniano desde 2002, sendo autora do livro Laban Plural. É pesquisadora colaboradora do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP e é co-fundadora do núcleo de dança Maya-Lila onde dirige e atua em performances de dança em colaboração com artistas da dança, circo, teatro, música e vídeo, tendo sua atividade artística espalhada por diferentes cidades, estados e países.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Traducao Maria Helena da Rocha Pereira; Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

HANSEN, P. Introduction. In: HANSEN, P.; CALLISON, D. (Eds.). . Dance dramaturgy: modes of agency, awareness and engagement. Houndmills, Basingstoke Hampshire; New York, NY: Palgrave Macmillan, 2015. p. 1–27.

HANSEN, P.; CALLISON, D. (EDS.). Dance dramaturgy: modes of agency, awareness and engagement. Houndmills, Basingstoke Hampshire; New York, NY: Palgrave Macmillan, 2015.

LEPECKI, A. Exaurir a dança: performance e a política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.

NICOLETE, A. O que é a dramaturgia? VI Reunião Científica da ABRACE. Anais... In: VI REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE. Porto Alegre: ABRACE, 2011. Acesso em: 30 out. 2017

PAIXÃO, P. Quando o drama se apodera da dança. Revista Sala Preta, p. 205–212, 2011.

SCIALOM, M. Laban Plural: Arte do Movimento, Pesquisa e Genealogia da Práxis de Rudolf Laban no Brasil. São Paulo, Brasil: Summus, 2017.

STANISLAVSKY, K. A preparação do ator. Rio de Janeiro (RJ): Civilização Brasileira, 2008.

VAN IMSCHOOT, M. Anxious Dramaturgy. Women & Performance: a journal of feminist theory, v. 13, n. 2, p. 57–68, jan. 2003.

ZOURABICHIVILI, F. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Traducao Luiz Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016.

Publicado
2018-03-19