Teatro de grupo no Cariri cearense: uma tendência para criações compartilhadas

  • Maria Lucivania Lima Barbosa Universidade federal do Rio Grande do Norte
  • Larissa Kelly Oliveira Marques Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Robson Carlos Hadechpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A presente pesquisa investiga o processo de formação e manutenção de grupos de teatro na região do Cariri cearense na última década, e focaliza a forma como esses grupos vêm construindo suas poéticas cênicas, algo que tem se dado numa relação de compartilhamento de saberes, desejos e formação de um pensamento político, filosófico e social que reflete o próprio fazer artístico. Para discutirmos essa questão, consideramos a prática de três grupos de teatro: o Coletivo Atuantes em Cena, a Trupe dos Pensantes e a Cia. Engenharia Cênica. Esses três grupos se estabelecem numa relação do fazer teatral pelo viés processual, o que alarga as possibilidades do compartilhamento de saberes ligados a criação cênica. A tendência à criação compartilhada encontra no movimento de teatro de grupo no Brasil, uma referência necessária para a compreensão dos agrupamentos teatrais em todo o país, inclusive no Cariri, que além de seguir esse modelo nacional, também se configura a partir de uma representatividade própria do movimento teatral da região, sobretudo pela chegada, na última década, do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Regional do Cariri-URCA e pela ampliação dos espaços culturais na região. Por fim, a pesquisa analisa a necessidade ligada ao artista de criar seu objeto cênico numa relação genuinamente grupal, desembocando num movimento teatral feito pela troca entre os conhecimentos dos integrantes, que colaboram para a criação cênica.

Biografia do Autor

Maria Lucivania Lima Barbosa, Universidade federal do Rio Grande do Norte
Pesquisadora pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas (mestrado acadêmico) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pesquisa sobre práticas de encenação em grupos de teatro. Integrante do Coletivo Atuantes em Cena, grupo em que desenvolve funções como produtora, encenadora e atriz.
Larissa Kelly Oliveira Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professora do curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, corpo, educação física, escola e ensino.
Robson Carlos Hadechpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ator, diretor, professor e pesquisador.É professor adjunto do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e desenvolve Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Atual presidente da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (2017-2018).

Referências

ARAÚJO, Antônio. A gênese da Vertigem: O processo de criação de O Paraíso Perdido. São Paulo, Perspectiva, 2011.

CARREIRA, André. O teatro de grupo e a renovação do teatro no Brasil. Disponível emhttp://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/historia/Andre%20Carreira%20%20O%20TEATRO%20DE%20GRUPO%20E%20A%20RENOVACAO%20DO%20TEATRO%20NO%20BRASIL.pdf. Acessado em 13 de Novembro de 2016.

FERREIRA, Cecília. Cena e Jogo: O Imaginário na Carne. (dissertação de mestrado) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, 2009.

HEMANUELA, Carla Entrevista realizada para escrita da dissertação. – Juazeiro do Norte,CE, arquivo pessoal dos autores, 2017.

MATIAS, Bárbara Leite. Cotidiano de teatro de grupo no Cariri cearense: Ninho de Teatro e Coletivo Atuantes em Cena. (dissertação de Mestrado).- UFU, MG, 2017.

MOURA, Luiz Renato. A iluminação Cênica no Trabalho do ator de Teatro. (dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2014.

RAIFFER, Cecília. Três pontos sem ponto final. – Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016.

RAIFFER, Cecília. Entrevista realizada para escrita da dissertação. – Juazeiro do Norte,CE, arquivo pessoal dos autores, 2017.

ROCHA, Fernando. O ritual do ator em grupo: Treinamento de Atores como Cultura Coletiva. Jundiaí, SP: Paco, 2017.

Publicado
2018-03-19