Expandindo o Método BPI para crianças: a máscara e a prática corporal

  • Mariana Floriano Universidade Estadual de Campinas
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Nesta comunicação, o olhar sobre o mascaramento se dá pela perspectiva do método brasileiro Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) desenvolvido com crianças. O recorte neste texto apresenta uma das diversas atividades realizadas, desde 2012, especificamente, uma prática realizada com crianças de 5 a 6 anos na cidade de São Luís do Maranhão (Brasil) no ano de 2015, que teve como moldura para seu desenvolvimento a figura do boi e sua festividade. A proposta da atividade foi trabalhar a imagem do boi no corpo das crianças mediada pela utilização de tecidos coloridos e de máscaras de boi. Destaca-se a cultura do boi, com os seus elementos e as suas simbologias, um enquadramento que oportuniza a liberação do corpo que dança.

Biografia do Autor

Mariana Floriano, Universidade Estadual de Campinas
Pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular do Departamento de Artes Corporais

Referências

Borba, Hermínio. Espetáculos populares do Nordeste. São Paulo: Buriti. 1966.

Cascudo, Luís Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 12 ª ed. 2012.

Costa, Elisa Massariolli. A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento na relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança. 340p. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. 2016.

IPHAN/MA. Complexo Cultural do Bumba-meu-Boi. Dossiê do Registro como Patrimônio Cultural do Brasil. São Luís: Iphan/MA. 2011.

Lima, Rossini Tavares de. Folguedos Populares do Brasil. São Paulo: Ricordi. 1962.

Melchert, Ana Carolina Lopes. O Desate Criativo: estruturação da personagem a partir do Método BPI. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2007.

Meyer, Marlise. Pirineus e Caiçaras...da comedia dell’arte ao Bumba-meu-boi. Campinas: Editora Unicamp. 1991.

Rodrigues, Graziela Estela Fonseca. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte. 1997.

_____________________________________O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

_____________________________________As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal (ISBN: 9788599688120). UNICAMP. Campinas, SP. 2010.

Rodrigues, Graziela Estela Fonseca/Müllher, Regina Polo. Dança dos Brasis: as mulheres das cócoras. Cadernos da Pós-Graduação, Instituto de Artes/UNICAMP, Campinas, SP, v.8, n.1, 129-136. 2006.

Rodrigues, Graziela Estela Fonseca e outros. Corpos em expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). In: Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 551-577, set./dez. 2016.

Schilder, Paul. A imagem do Corpo: as energias construtivas da psiquê. Tradução: Rosanne Wertman. São Paulo: Martins Fontes, 3ª ed. 1999.

Publicado
2018-03-19