Cena inclusiva: interação entre pessoas com e sem deficiência e o papel do facilitador no processo de criação

Resumo

A presente investigação está inserida no campo dos estudos dos processos de criação cênica, tendo por objetivo central a identificação de princípios de base para práticas cênicas que possibilitem a interação entre artistas com e sem deficiência física e sensorial. Destaca-se, enquanto uma das problemáticas da pesquisa, as peculiaridades de uma cena efetivamente inclusiva do ponto de vista da presença da pessoa com deficiência. Através da análise de coletivos artísticos formados por artistas com e sem deficiência, bem como de uma investigação empírica em desenvolvimento com participantes com e sem deficiência física e sensorial, elementos que caracterizam a cena inclusiva estão sendo levantados. No atual momento da pesquisa, toma-se como pressupostos que uma cena inclusiva é aquela que promove os colaboradores a agentes efetivos da criação, apresentando transformações não somente centradas nas práticas e procedimentos, mas no modo de operar com as propostas que revela intenções estéticas, éticas e políticas dos processos, e que é identificado principalmente com a figura do facilitador.

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

AMÉRICO, Alexandre. Cia Gira Dança: entrevista pessoal/correspondência eletrônica. Mensagem recebida por Marcia Berselli em 04 de novembro de 2016.

BARROS, Eduardo Portanova. A sociologia romântica e o imaginário na obra de Michel Maffesoli. In: Educere Et Educare: Revista de Educação. Vol.8, nº 16 jul./dez. 2013, p. 321-328.

BEAUCHAMP, Hélène; LARRUE, Jean-Marc. Les cycles Repère: entrevue avec Jacques Lessard, directeur artistique du Théâtre Repère. In: L'Annuaire théâtral: revue québécoise d’études théâtrales, Numéro 8, automne 1990, p. 131-143.

BRUNELLE-CÔTÉ, Laurence; DROUIN, Simon. Bureau de l´APA: entrevista pessoal/correspondência eletrônica. Mensagem recebida por Marcia Berselli em 06 e 09 de fevereiro de 2017.

ESPACE LIBRE – Cahier pédagogique. Les oiseaux mécaniques, Le Bureau de l’APA, Montréal, 2015.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. [Tradução de Dulce Matos]. 2ª ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1999.

TEIXEIRA, Ana Carolina Bezerra. Deficiência em cena: desafios e resistências da experiência corporal para além das eficiências dançantes. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

Publicado
2018-03-19