Reflexões sobre a cenografia contemporânea a partir do espaço performático da capoeira

  • Cristiano Cezarino Rodrigues UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um arcabouço teórico que auxilie nas análises sobre a cenografia contemporânea e, consequentemente, nos seus processos de concepção. A partir de questões suscitadas pela análise do desenvolvimento de trabalhos práticos, alguns operadores são elencados no intuito de compreender como o espaço cênico caracteriza-se atualmente. Tomou-se como hipótese que a cenografia opera de modo a conformar um território que favorece possíveis relações alternativas entre ação e recepção. A partir disso, pode-se questionar se a cenografia pode promover uma participação mais envolvente da recepção, e se ela é capaz de mudar a relação entre cena e público. Percebe-se que as artes cênicas e performáticas contemporâneas desenvolveram vários procedimentos que ampliam a performatividade do evento cênico, e isso repercute na noção de teatralidade. Assim, pretende-se compreender como a cenografia contemporânea é concebida como uma prática espacial relacional. Percebe-se que uma intensa investigação acerca dos diversos modos que definem as relações entre ação e recepção influi diretamente na criação da espacialidade teatral. Essa mudança de paradigma afeta a própria ideia de cenografia: esta se torna uma prática espacial que é praticada, atualmente, de modo a catalisar fluxos e codificar os corpos e os movimentos daqueles que se envolvem no evento cênico. 

Biografia do Autor

Cristiano Cezarino Rodrigues, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG.

Doutor em Arquitetura e Urbanismo.

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Publicado
2018-03-19