A apreensão estética na dança espetáculo

Resumo

A arte excede muito os limites das avaliações estéticas. Modo de ação produtiva do homem, ela é fenômeno social e parte da cultura. Está relacionada com a totalidade da existência humana, mantém íntimas conexões com o processo histórico, dirigidas por tendências às quais correspondem estilos. O trabalho “A apreensão estética na dança espetáculo” busca investigar como a apreensão estética é concebida contemporaneamente e como podemos relacioná-la à dança espetáculo, propondo uma reflexão para a dança clássica, moderna e contemporânea. Para Greimas, a apreensão estética é vista como uma relação particular estabelecida entre um sujeito e um objeto de valor. Essa relação não é natural; sua condição primeira é a parada no tempo. A suspensão do tempo sublinha uma pontualidade imprevisível, criadora de uma descontinuidade no discurso e de uma ruptura na vida representada. Trata-se da fratura estética. 

Biografia do Autor

Mariana de Rosa Trotta, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Linhas de pesquisa principais: Poéticas e Interfaces na Dança, Interação de Linguagens, Apreensão Estética na Dança, Semiótica da Dança, Dança e Tecnologia, Dramaturgia na Dança, Criação em Dança. Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense / UFF (2010). Fez mestrado na Universidade de São Paulo/USP (2004), em Semiótica. Ministra aulas de "Filosofia e Estética da Dança", "Introdução aos Estudos da Corporeidade", “Concepções de Linguagem para a Dança”, além de disciplinas de técnica: "Balé e Contemporaneidade", "Contatos a Apoios" e "Técnica da Dança", atuando como Professora Adjunta do Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DAC/UFRJ), para os cursos de Bacharelado, Licenciatura e Teoria da Dança. Coordenadora do Laboratório de Linguagens do Corpo (LALIC/UFRJ)

Referências

ALMEIDA, Marcus Vinícius Machado. A selvagem dança do corpo. Campinas: UNICAMP/ FEF, 2006.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. Trad. Ana Cláudia de Oliveira. São Paulo: Hacker, 2002.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do Discurso. São Paulo: Contexto, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. São Paulo: Ática, 1999.

SASPORTES, José. Pensar a dança: uma reflexão estética de Mallarmé a Cocteau. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1983.

TATIT, Luiz. Corpo na semiótica e nas artes. IN: SILVA, I. A. Corpo e sentido: a escuta do sensível. UNESP, 1996.

TROTTA, Mariana de Rosa. O discurso da dança: uma perspectiva semiótica. Curitiba: CRV, 2011.

VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1991.

VALÉRY, Paul. A alma e a dança: e outros diálogos. Trad. Marcelo Coelho. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

WÖLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Publicado
2018-03-19