Percurso dramatúrgico Brechtiano: Diz que sim, Diz que não

  • Luciana Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente estudo é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba, intitulada “Diz que sim, Diz que não: experimento teatral brechtiano na escola formal”. Considerando a peça didática (Lehrstück) “Diz que sim, Diz que não”, de Bertolt Brecht, verifica-se o tema questionador de “estar de acordo”, as relações entre a questão social e o aspecto individual. Objetiva-se verificar teoricamente a dualidade proposta na escritura nas versões que diz: Sim e Não ressaltando os aspectos dramatúrgicos; trazendo a origem de sua narrativa, baseado no teatro , com a peça Tanikô – o ritual do lançamento no vale, de Konparu Zenchiku, e seu reflexo na construção da peça didática. Para tanto, procede-se à análise textual de suas estruturas, verificando a ação, os personagens e a presença do coro; discorrendo com Bertolt Brecht e os teóricos Sakae Giroux (1991), Márcia Namekata (2014). Desse modo, observa-se os conceitos de modelo de ação (Handlungsmuster) e estranhamento (Verfremdung) contidos na peça didática brechtiana que fazem o leitor ou o participante do ato teatral refletirem sobre a questão social; o que permite concluir que o texto se adequa a realidade atual quanto ao discernimento que se deve ter com posicionamentos sociais de velhos e de novos hábitos, bem como sobre ações que passam despercebidas no cotidiano e que podem ser estranhadas e compreendidas com um novo olhar.

Biografia do Autor

Luciana Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

LUCIANA DIAS (Luciana Ataíde Dias Santiago)

Mestranda em Artes Cênicas/UFPB (2017). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública/UEPB (2010), em Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Critica no Ensino de Arte/UFPB (1997). Possui graduação em Educação Artística (1995) e em Arquitetura e Urbanismo (1996) ambas pela UFPB. É professora efetiva de Educação Básica, na Prefeitura Municipal de João Pessoa. Membro da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais. Teatróloga e dramaturga. Tem experiência na área de Administração Pública atuando, principalmente, com elaboração e acompanhamento de projetos culturais. http://lattes.cnpq.br/6820506735458744

Referências

BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético: ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

______. Teatro de Bertolt Brecht. Lisboa: Cotovia, 2005. Vol. 3. (O que diz sim. O que diz não – tradução: José Maria Vieira Mendes, p. 149-167).

GIROUX, Sakae M. Zeami: cena e pensamento Nô. São Paulo: Perspectiva: Fundação Japão: Aliança Cultural Brasil-Japão, 1991 (Estudos; 122).

GREINER, Christine. O Teatro Nô e o ocidente. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2000.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

NAMEKATA, Márcia Hitomi. Tanikô – o ritual do lançamento no vale. In: Revista Letras. Curitiba: Editora UFPR, nº 89, p.273-288, jan-jun, 2014. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/letras/article/view/31072/23115>. Acesso em: 05 set. 2016.

VASCONCELOS, Luiz Paulo. Dicionário de Teatro. Porto Alegre: L&PM Editores S/A, 1987.

Publicado
2018-03-19