Tecnologias do cotidiano e processos de criação em dança

Resumo

Dispositivos computacionais têm sido parte do cotidiano e influenciado a vida urbana ocidental em, praticamente, todos os aspectos. Experimentos de criação e performance da dança com as chamadas novas tecnologias digitais, iniciaram no século passado, e hoje, a computação nunca esteve tão acessível e conectada. A dança e seus processos vem se modificando e, dentro do ambiente universitário, percebe-se que estudantes da área interagem cada vez mais com conteúdos e metodologias de ensino através de dispositivos como smartphones e tablets. Neste artigo, recentes experimentos, e encontros pedagógicos e criativos, vivenciados no âmbito do Grupo de Pesquisa NEPCênico, são abordados para uma discussão mais ampla sobre as formas como esses dispositivos trazem a possibilidade de, segundo Meniccatti (2013), orquestrar relações particulares e interatividade entre os componentes do trabalho artístico, mudando a percepção do espaço físico e das relações que se desenvolvem ali. No momento em que a tecnologia digital oferece recursos para que diversas formas de presença corporal estejam em cena, é inevitável pensar nas implicações estéticas, artísticas e educacionais que essa realidade representa na percepção da presença.

Biografia do Autor

Guilherme Schulze, Universidade Federal da Paraíba
Professor-associado do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba através do qual atua no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) e Mestrado Acadêmico em Artes Visuais (UFPB-UFPE), além dos cursos de teatro e dança em nível de graduação. Nestes, leciona as disciplinas Técnica Básica do Movimento, Corpo e Movimento I e II, Experiências Sonoras Criativas e Recursos Tecnológicos para as Artes Cênicas, entre outras. Atuou ainda como professor em diversos cursos de Especialização Lato Sensu na área de Artes. Atualmente é vice-chefe do Departamento de Artes Cênicas e coordena o Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico (NEPCênico) onde orienta investigações acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação voltadas para processos pedagógicos, criativos, e interfaces da arte com as novas tecnologias. Além disso, desenvolve conjuntamente com outros pesquisadores o projeto de pesquisa “Ação e presença: o corpo se relaciona com a câmera”. Foca seu trabalho na área de corpo, performance, dança, videodança e teatro, com ênfase em processos de criação e análise do movimento. Entre outras atividades, tem coordenado a mais de cinco anos, projetos de pesquisa e extensão na área de videodança, através dos quais realiza produções como diretor e editor. É graduado em Música pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Especialista em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e PhD em Estudos da Dança pela Universidade de Surrey – Inglaterra (validado no Brasil como Doutor em Artes Cênicas pela UFBA).

Referências

BELTING, H. Imagem, mídia e corpo: uma nova abordagem à iconologia. Ghrebh-Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia, São Paulo, n. 08, p. 32 – 60, Julho 2006. ISSN 1679-9100. Tradução: Juliano Cappi.

DIXON, S. Digital Performance: A History of New Media in Theatre, Dance, Performance Art, and Installation. [S.l.]: The MIT Press, 2007. ISBN 978-0-262-04235-2.

FARIAS, K. Ayuasca e corpo: a dança construindo novos espaços. In: III DIA DEMASIADAMENTE HUMANO, 2016, Natal. Anais. Natal, 2016. p. 01 – 11.

HASEMAN, B. Manifesto pela pesquisa performativa. In: 5o SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 01., 2015, São Paulo. Resumos. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015. v. 03, p. 41 – 53. ISSN 2318-8928. Tradução para o português: Marcello Amalfi.

MENICACCI, A. Digital technologies on stage. Artpress2 - art in the digital age, n. 29, p. 130 – 133, maio/junho/julho 2013.

SCHULZE, G. B. Distributed choreography: a framework to support the design of computerbased artefacts for choreographers with special reference to Brazil. 2005. 239 p. Tese (PHD in Dance Studies) — University of Surrey, Guildford.

SCHULZE, G. B. Um olhar sobre videodança em dimensões. In: VI CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2010, São Paulo. Anais eletrônicos. São Paulo, 2010. p. 01 – 04.

SCHULZE, G. B. Videodança: uma proposta de formação. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, 2014, Crato. Anais. Crato, 2014. p. 276 – 280. ISSN 978-85-65425-10-0.

Publicado
2018-03-19