Dança, atenção e práticas meditativas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivos investigar os estudos sobre a atenção como referência para a compreensão e prática da dança, bem como organizar e discutir proposições para o ensino da dança com foco nas práticas de atenção. A investigação constitui-se um aprofundamento da proposição A dança como nicho poético do corpo, organizada em 2016, em especial ao foco dado na noção de atenção a si/atenção plena, no contexto das relações entre dança e práticas meditativas.  De abordagem fenomenológica, a investigação tem como referência metodológica a fenomenologia de Merleau-Ponty para interpretação de experiências de artistas, professores e discentes durante as ocasiões de encontro no Projeto de Extensão Tardes do Vazio e disciplinas do Curso de dança da UFRN. Os registros para interpretação se dão em forma de paisagens sonoras (áudios), visuais (vídeos e produções gestuais) e escritas (depoimentos e textos poéticos).  A pesquisa se justifica pela contribuição ao campo do ensino da dança e da formação do artista, apontando perspectivas para vivências do movimento, que possam problematizar as práticas de ensino da dança, bem como o diálogo entre elas e os saberes advindos de práticas orientais tais como Tai chi chuan, yoga e meditação, dentre outras.

Biografia do Autor

Karenine Oliveira Porpino, UFRN
Professora do Departamento de Artes, do Curso de Licenciatura em Dança e dos Programas de Pós-graduação em Artes Cênicas e Educação da UFRN.

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Publicado
2018-03-19