Um Estudo sobre Autobiografia no Processo de Composição Performática

  • Victor Hugo Neves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Miguel Eugenio Barbosa Segundo Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O objetivo deste texto é investigar o processo de criação da performance Dentro do meu corpo, preso no teu desejo. Esta performance foi inicialmente desenvolvida nos jogos coreográficos compartilhados na disciplina Corpo e Movimento, do Curso de Bacharelado em Teatro da Universidade Federal da Paraíba. Estes jogos estimulavam as descobertas de um estado cênico no corpo e, simultaneamente, a estruturação do corpo como conhecimento. Por isso, esta performance possui como ponto de partida o exercício da construção cênica em processos de autoconhecimento, onde o ato performático revela-se como um trabalho autobiográfico. A proposta conceitual da performance, portanto, é discutir questões relacionadas à sexualidade a partir da história de vida e experiência de um jovem artista que se vê diante do dilema de revelar sua orientação sexual aos seus familiares. Deste modo, este texto busca estabelecer uma análise do processo de composição performática e investigar a autobiografia como fenômeno criativo.

Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com estágio doutoral em Antropologia da Dança na Universidade Paris-Nanterre. Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Dança (UFRJ).
Miguel Eugenio Barbosa Segundo, Universidade Federal da Paraíba
Bacharelando em Teatro da Universidade Federal da Paraiba. Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Antropologia-Dança.

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem. Ed. 2. São Paulo: Perspectiva, 2007.

FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 2008.

GEERTZ, Clifford. Obras e vidas: O antropólogo como autor. Ed. 3. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Ed. 2. São Paulo: Perspectiva, 2009.

GONÇALVES, Marco Antonio & HEAD, Scott (orgs). Confabulações da alteridade: Imagens dos Outros (e) de Si Mesmos. In.: GONÇALVES, Marco Antonio & HEAD, Scott. Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7 Letras/FAPERJ, 2009.

LEITE, Janaina. Autoescrituras performativas. Ed. 1. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Ed. 15. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

SERRES, Michel. Os cinco sentidos: filosofia dos corpos misturados. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Ed. 1. São Paulo: Cosac Naify.2014.

Publicado
2018-03-19