Novas proposições no método BPI: os laboratórios permanentes e as interações das personagens na verticalização de processos psicofísicos

  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Unicamp
  • Larissa Turtelli Unicamp

Resumo

Esta comunicação está centrada na pesquisa de desenvolvimento de novos procedimentos dentro do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) com o objetivo de dinamizar e instaurar estados corporais no intérprete além daqueles trabalhados até o momento. Busca-se assim uma verticalização de processos psicofísicos, de modo a atuar em campos fundamentais das investigações em artes da cena, como: presença, interações interpessoais e relações interculturais. Através de um grupo de artistas da cena que trabalha com o método BPI de forma continuada há no mínimo cinco anos, havendo aqueles que estão nesse percurso há mais de 20 anos, torna-se possível a concepção de novas experiências dentro desse método. Um dos procedimentos para desenvolver tais objetivos é a criação de laboratórios permanentes, através dos quais se cria instabilidade na dinâmica intérprete-campo, tendo como aspecto central as personagens criadas no método BPI realizando as pesquisas de campo. Outro foco é o estudo das corporalidades encontradas nas pesquisas de campo, isto é, a investigação de novas referências corporais pouco estudadas da perspectiva das artes da cena. Pode-se analisar e decodificar o corpo em movimento em determinados segmentos sociais brasileiros gerando abordagens que ampliem a visão do movimento nas artes da cena e também que sirvam de ferramentas para o corpo expressivo do intérprete. O terceiro foco é chegar a resultantes artísticas, na forma de instalações, performances e intervenções em ações mais abertas, em contínuo processo junto ao campo que foi pesquisado e coabitado.

Biografia do Autor

Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Unicamp
Departamento de Artes Corporais IA

Referências

CASH, Thomas F., PRUZINSKY, Thomas T. Body Images-Development, Deviance and Change. New York: The Guilford Press, 1990.

DESGRANGES, Flávio. Teatralidade tátil: alterações no ato do espectador. Sala Preta, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, n.08, 11-19, 2008.

FÉRAL, J. Performance e Performatividade: O que são os Performance studies? (trad. Edélcio Mostaço e Cláudia Sachs) in MOSTAÇO, E. & OROFINO, I. &¨BAUMGÄRTEL, S. & COLLAÇO, V. (Org.) Sobre Performatividade. Florianópolis, SC: Inter textos, letras Contemporâneas, 2009.

ICLE, Gilberto. Estudos da Presença: prolegômenos para a pesquisa das práticas performativas. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 09-27, jan./jun. 2011. e-ISSN 2237-2660. Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/presenca > (visitado em 10/10/2016).

KHAZNADAR, C. Contribuição para uma definição do conceito de etnocenologia, (trad. Sergio Guedes) in: GREINER, C & BIÃO, (Org.) Etnocenologia, textos selecionados. São Paulo: Anna Blume, 1998.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca; TURTELLI, Larissa Sato. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. In: Revista Urdimento. Florianópolis, v.1, n.28, p. 139-158, Julho 2017. ISSN: 1414.5731 E-ISSN: 2358.6958

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. TURTELLI, Larissa Sato.; et al. Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v.6, n.3, 551-577, 2016. e-ISSN 2237- 2660. Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/presenca > (visitado em 10/10/2016).

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, RS: ABRACE, 2012. http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/ pesquisadanca/ Graziela_Rodrigues_- Corpo_para_receber_Iab 3.pdf (visitado em 10/10/2016).

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O lugar da pesquisa. In: Conceição | Conception, Campinas, Unicamp, v. 1, n. 1, p. 48-58, dez. 2012. Disponível em:

<http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac> (visitado em 10/10/2016).

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador- Intérprete). In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL E CONGRESSO BRASILEIRO DE IMAGEM CORPORAL, 1., 2010, UNICAMP, Campinas. Anais... Campinas, 2010.

Disponível em:

<http://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/congressos/imagemcorporal2010/trabalhos/portu/area3/IC3-28.pdf gues >. Acesso em: 10/10/2016.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o Desenvolvimento da Imagem Corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo asseado neste método. 2003. 172 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

SCHILDER, Paul. A Imagem Do Corpo, As Energias Construtivas da Psique. Tradução Rosanne Wertman. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Publicado
2018-03-19