Iluminação Cênica e uma construção do espetáculo: uma abordagem pedagógica

  • Ronaldo Fernando Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Essa pesquisa é vinculada ao mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN (PPGArC), sob a orientação do professor Dro. José Sávio Oliveira de Araújo. Tem como objetivo principal o estudo de práticas educativas para o ensino da Iluminação Cênica envolvendo os diversos agentes que participam das construções espetaculares, na expectativa de contribuir para o desenvolvimento de alternativas pedagógicas das artes cênicas, do teatro em particular e mais especificamente da afirmação da iluminação cênica como área de conhecimento. Buscamos, portanto, compreender os mecanismos epistemológicos para a construção desses conhecimentos específicos, objetivando a mudança de uma práxis, tanto para seu desenvolvimento estético como para seu ensino.

Referências

ARAÚJO/ José Sávio Oliveira de. Teatro e Educação a Visão de Área a Partir de Práticas de Ensino. Dissertação de Mestrado UFRN, Natal/RN, 1998.

____________________________. A Cena Ensina: Uma Proposta Pedagógica para Formação de Professores de Teatro. Tese de Doutorado UFRN, Natal/RN, 2005.

FREIRE/ Paulo. Pedagogia do Oprimido. Ed. Paz e terra, Rio de Janeiro, 1987.

MALLETA/ Ernani de Castro.A Formação do Ator para uma Atuação Polifônica. Tese de Doutorado UFMG, Belo Horizonte/BH, 2005.

SHÖN/ Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino aprendizagem. Artes Médicas Sul, Porto Alegre/RS, 2000.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação