Compartilhamentos criativos: das poéticas do corpo à cena contemporânea

  • Silvia Maria Geraldi Universidade Estadual de Campinas
  • Marisa Martins Lambert Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Com o propósito de comunicar experiências em dança compartilhadas pelas autoras, o presente artigo trata de algumas das operações criativas e ideológicas que emergiram durante a produção da obra coreográfica “Ensaio sobre as pequenas distâncias” e de seu atual estado de reprocessamento. Impulsionada pelos estudos antropológicos de Edward Hall e fenomenológicos de Hubert Godard, a pesquisa debruçou-se sobre as formas como corpo físico e corpo social interagem com o espaço e, sobretudo, em que pontos estas questões se interseccionam à pesquisa do movimento dançado. O trabalho busca esclarecer algumas táticas e procedimentos de criação envolvidos na produção de linguageme formalização cênica. São explicitadas ainda novas testagens realizadas com os materiais cênicos previamente produzidos, que vem permitindo o exercício vivo sobre modos de fazer dança e refletir sobre a cena contemporânea.

Referências

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 – nº 3, p. 321-326 / set-dez 2010.

GIL, José. Movimento total : O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

HALL, Edward T. A dimensão oculta. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

JACQUES, Paola Berenstein. Experiências metodológicas para apreensão da cidade contemporânea. Redobra, n.12, ano 4, 2013.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MCHOSE, Caryn. Phenomenological Space: I'm in the space and the space is in me. Interview with Hubert Godard. Contact Quarterly, Northampton, v.31, p. 32-38, Summer/Fall 2006.

PAIS, Ana. “O crime compensa ou o poder da dramaturgia”. In: SIGRID, Nora

(Org.). Temas para a dança brasileira. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

Publicado
2018-08-15
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações