O lugar aprendente no ensino de teatro para crianças

  • Pedro Haddad Martins
  • Marcelo Ramos Lazzaratto

Resumo

O presente artigo define o espaço de aprendizagem em teatro criado dentro da
sala de aula, com crianças, como um lugar aprendente — conceito extraído em
diálogo com o teórico francês Jean Jacques Schaller. Um lugar determinado
por um coletivo e que dita a sua própria dinâmica de aprendizagem e criação,
influenciando diretamente na formação de cada indivíduo, cujo lugar modifica
indivíduo e indivíduo cria lugar. Por meio da aplicação deste conceito, a sala de
aula pode tornar-se um espaço próprio para o desenvolvimento de um universo
poético teatral coletivo, propiciador da criação cênica e do jogo, abrindo
caminho para a apreensão da linguagem de uma maneira lúdica. O processo
pedagógico continua, posteriormente, na transferência do lugar aprendente
para o momento da apresentação de uma peça, estabelecendo o público como
parte do jogo, momento em que os alunos-atores se reconhecem como
construtores de linguagem teatral.

Referências

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São

Paulo: Hucitec, 2010.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2010.

LAZZARATTO, Marcelo Ramos. Campo de visão: exercício e linguagem

cênica. São Paulo: Escola Superior de Artes Célia-Helena, 2011.

SCHALLER, Jean-Jacques. Lugares aprendentes e inteligência coletiva:

rumo à constituição de um mundo comum. In: PASSEGGI, Maria da

Conceição; SOUZAS, Elizeu Clementino de (Org.). (Auto)biografia: formação,

territórios e saberes. Natal: UFRN/Paulus, 2008.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.