Medusa ao reverso: olhares femininos acerca do olhar da górgona

  • Kamilla Mesquita Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este trabalho propõe uma cartografia acerca da recepção do trabalho coreográfico -Medusa ao Reverso - por espectadoras do gênero feminino - olhares femininos que se revelam em depoimentos, dando vozes diversas às múltiplas recepções de como essas imagens do feminino são expressas, fruidas; partilhadas e recepcionadas sensivelmente por mulheres contemporâneas.

 

Biografia do Autor

Kamilla Mesquita Oliveira, Universidade Federal de Alagoas
Docente do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

BERNARD, Michel. De la création choregrafique. Paris: Centre Nacional de la Danse, 2001.

CAMPBELL, Joseph. Mito e transformação. São Paulo: Ágora, 2008.

DE MARINIS, Marco. Em busca del actor y del espectador: compreender el teatro II. Buenos Aires: Editorial Galerna, 2005.

FERNANDES, Ciane. Quando o todo é mais que a soma das partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira Estudos da Presença, Rio Grande do Sul, v. 5, p. 9-38, 2015.

MARTIN, Kathleen. O livro dos símbolos: reflexões sobre imagens arquetípicas. China: Taschen, 2012.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

ZANCAN, Rubiane. Motivação criadora e recepção estética no espetáculo re-sintos da Muovere companhia de dança. 2009. 119f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2009.

Publicado
2020-05-28
Seção
Mito, Imagem e Cena