A interatividade de diferentes mídias em cena: uma análise de composições que enfatizam a presença do designer de cena na sala de ensaio

Resumo

Este estudo constitui parte de uma investigação em desenvolvimento no campo dos estudos dos processos de criação cênica. O centro de gravidade do estudo está na análise da interação entre as diferentes mídias presentes em composições cênicas, destacando-se a presença do design de cena enquanto função propositora no processo criativo. A pesquisa tem caráter teórico-prático, articulando a experimentação em sala de ensaio, que opta por trabalhar com estratégias de criação que potencializam o modo colaborativo, aos estudos teóricos. No momento atual da pesquisa, a partir do repertório criativo do coletivo que desenvolve as composições, nota-se que ter os elementos de design de cena disponíveis durante a criação possibilita ao designer gerar estímulos aos demais colaboradores e às outras funções, potencializando, assim, os sentidos, manifestações e discursos criados. Através da prática considera-se que, nesse processo específico, uma função não tem maior ou menor valor sobre outra, elas têm importâncias pares. Por fim, reforça-se que a presença das variadas funções da cena amplia as possibilidades do trabalho composicional.

Biografia do Autor

Vanessa Corso Bressan, Universidade Federal de Santa Maria
Atriz. Pesquisadora de Iniciação Científica - bolsa PEIPSM/PRPGP/UFSM.
Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria
Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do LACRI: Laboratório de Criação (CNPq/UFSM). Artista da cena.

Referências

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Revista Olhares, São Paulo, n. 01, p. 46-51, 2009.

BERSELLI, Marcia. Desafios da diferença: possibilidades de uma cena inclusiva a partir das relações estabelecidas entre os colaboradores no processo de criação – uma análise da estratégia de criação Cycles Repère. Anais X Congresso da ABRACE, v. 19, n. 1, 2018.

BERSELLI, Marcia; BRESSAN, Vanessa C.; TIEPPO, Juliana G. & SOLDERA, Natália P. Processo colaborativo e a busca pela horizontalidade das relações entre as funções da cena: procedimentos, práticas e estratégias de criação. Conceição|Conception, V. 7, n. 2, p. 90-115, 2018.

BRESSAN, Vanessa Corso; BERSELLI, Marcia. Processos formativos em teatro: estratégias de criação mobilizando o trânsito da atenção no processo criativo. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 19, nº 38, p.46-62, abril/junho de 2019.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: Edições Sesc SP, 2017. Arquivo Kindle.

ISAACSSON, Marta. Cena multimídia, poéticas tecnológicas e efeitos intermediais. In: PEREIRA, A., ISAACSSON, M. e TORRES, W. L. (Org.). Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, p. 85 – 99, 2012.

TIEPPO, Juliana G.; BERSELLI, Marcia. Limites e exigências da colaboração artística horizontal: um olhar sobre o jogo e a encenadora no processo colaborativo. OuvirOuver, Uberlândia, V. 15, n. 2, 2019. Prelo.

SOLDERA, Natália P. As imagens digitais como matriz poética da composição cênica. Conceição/Conception, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 89-99, dez. 2015.

WORTH, Libby; POYNOR, Helen. Anna Halprin. London & New York: Routledge. 2004.

Publicado
2020-05-28
Seção
Pesquisas de Graduação