As epistemologias do sul e os saberes interculturais: teatro, ritual e performance

  • Robson Carlos Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as epistemologias do sul na sua relação com a cena e os saberes interculturais oriundos da prática metodológica desenvolvida pelo Arkhétypos Grupo de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo central da discussão é refletir sobre os conceitos de tradução intercultural e epistemologias do sul de Boaventura de Sousa Santos (2009) traçando paralelos com o jogo ritual (Haderchpek, 2016), procedimento de criação elaborado pelo Grupo Arkhétypos. A proposta, de caráter experimental busca fazer aproximações epistemológicas entre as Artes Cênicas e as Ciências Sociais, estabelecendo paralelos entre o trabalho prático-laboratorial desenvolvido pelo Grupo e os conceitos que permeiam este estudo. A fim de expor os primeiros resultados deste estudo, pretende-se discorrer de modo reflexivo sobre a inter-relação entre o Teatro, o Ritual e a Performance tomando como referência a residência artística “Juego Ritual e Ancestralidad” desenvolvida no México em 2018.

Biografia do Autor

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Mestrado e Doutorado em Artes/Teatro. Professor associado do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN.

Referências

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

COUTINHO, Karyne Dias; HADERCHPEK, Robson Carlos. Pedagogia de si: poética do aprender no teatro ritual. In: ARJ - Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 6, nº 1. Natal: UFRN, 2019. p.01-21.

FISCHER, Stela Regina. Mulheres, performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana. São Paulo: USP, 2017.

HADERCHPEK, Robson Carlos (Org). Arkhétypos grupo de teatro: encontros e atravessamentos. Natal: Fortunella Casa Editrice, 2017.

HADERCHPEK, Robson Carlos. O jogo ritual e as pedagogias do sul: práticas pedagógicas para a descolonização do ensino do teatro. In: Revista Moringa - Artes do Espetáculo. João Pessoa: UFPB Departamento de Artes Cênicas, 2018. p. 55-65.

HADERCHPEK, Robson Carlos. A dramaturgia dos encontros e o jogo ritual: revoada e a conferência dos pássaros. In: Revista Encontro Teatro nº3. Goiânia: Flex Gráfica, 2016. p. 38-58.

HADERCHPEK, Robson Carlos; VARGAS, Rocio del Carmen Tisnado. O sul corpóreo e a poética dos elementos: práticas para a descolonização do imaginário. In: Revista ILINX: Revista do Lume. Campinas: Unicamp, 2017. p.77-87.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2012.

SANTOS, Boaventura. A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, Março de 2008, nº. 80. Coimbra: CES, 2008.p. 11-43.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Paula Maria (Org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina/CES, 2009.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma configuração estética afro-brasileira. In: Revista Repertório Teatro & Dança nº 24. Salvador: PPGAC/UFBA, 2015. p.79-85.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Dança e pluralidade cultural: corpo e ancestralidade. In: Revista Múltiplas Leituras, v. 2 nº 1. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2009. p.31-38

VARGAS, Rocio del Carmen Tisnado. O sul corpóreo: práticas teatrais interculturais para a descolonização do imaginário. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, 2017.

Publicado
2020-05-28
Seção
Mito, Imagem e Cena