Poéticas performativas na América Latina: feminismo descolonial, intersecional e anti-patriarcal

Resumo

Este texto pretende refletir poéticas performativas feministas contemporâneas na América Latina, a fim de analisar a performance enquanto estratégia de luta, ato de resistência e proposição de alternativas de enfrentamento ao patriarcado. Serão analisadas, ações performativas feministas da chilena Cheril Linnet, junto ao coletivo que se denominou Yeguarda Latinoamericana. No campo teórico, busca-se a interlocução com as teorias feministas descoloniais a partir dos estudos da mexicana Márgara Millán e da argentina Maria Lugones, com os estudos interseccionais, apoiado nas brasileiras Djamila Ribeiro e Heleieth Saffioti, e com as experiências sobre teatralidades liminares, apresentadas pela cubana Ileana Diéguez. Por fim, a investigação parte das seguintes questões no campo das Artes e Ativismos: Como trabalhar o corpo, que não pode ser separado de seu contexto social e que expressa questões associadas à identidade, gênero e política? Como trabalhar a performance como potência de luta, ou um ato de resistência contra o patriarcado?

Biografia do Autor

Ana Flávia Felice Nunes, Universidade Estadual de Campinas
Doutoranda em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Artes, Subárea Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU. Bacharela e licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
Mulheres da Cena