O púcaro búlgaro - sujeito em fluxo na pós-modernidade

Resumo

Este estudo investiga a cena construída pela articulação entre literatura e teatro em O Púcaro Búlgaro para perscrutar as consequências para a narrativa e seus personagens. O espetáculo tem como texto o romance homônimo do autor Campos de Carvalho e foi encenado por Aderbal Freire-Filho no Rio de Janeiro em 2006. Esta foi a terceira incursão do diretor ao “romance-em-cena”, termo por ele cunhado para designar sua transposição de obras literárias para a cena teatral sem nenhum tipo de adaptação no texto. Minha hipótese é de que a encenação apresenta aspectos da pós-modernidade através de personagens que são suportes atravessados por uma multiplicidade de “eus”, como pontos de enunciação e não como individualidades providas de aprofundamento psicológico, ao que chamarei “sujeito em fluxo”.

Biografia do Autor

Danielle Martins de Farias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Diretora, atriz, arte-educadora, produtora e pesquisadora. Mestre em Artes da Cena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna, graduada em Teatro pela Faculdade CAL e graduada em Direito pela UERJ.

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Publicado
2020-05-28
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade