O púcaro búlgaro - sujeito em fluxo na pós-modernidade
Resumo
Este estudo investiga a cena construída pela articulação entre literatura e teatro em O Púcaro Búlgaro para perscrutar as consequências para a narrativa e seus personagens. O espetáculo tem como texto o romance homônimo do autor Campos de Carvalho e foi encenado por Aderbal Freire-Filho no Rio de Janeiro em 2006. Esta foi a terceira incursão do diretor ao “romance-em-cena”, termo por ele cunhado para designar sua transposição de obras literárias para a cena teatral sem nenhum tipo de adaptação no texto. Minha hipótese é de que a encenação apresenta aspectos da pós-modernidade através de personagens que são suportes atravessados por uma multiplicidade de “eus”, como pontos de enunciação e não como individualidades providas de aprofundamento psicológico, ao que chamarei “sujeito em fluxo”.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
ARISTÓTELES. Arte poética. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda,1990.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Editora Hucitec Annablume, 2002.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BATELLA, Juva. Quem tem medo de Campos de Carvalho?. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre o teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
CANDIDO, A.; GOMES, P. E. S.; PRADO, D. de A.; ROSENFELD, A. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.
CARVALHO, Campos de. O púcaro búlgaro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.
DIAS, Juarez Guimarães. Narrativas em cena – Aderbal Freire-Filho (Brasil) e João Brites (Portugal). Rio de Janeiro: Móbile, 2015.
FOUCAULT, Michel. O homem e seus duplos. In: As palavras e as coisas. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2000.
FREIRE-FILHO, Aderbal. Poéticas paralelas. Revista de Teatro – SBAT, nº 524, pp. 4-19, mar-abr/2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
INSTITUTO AUGUSTO BOAL. O sistema Coringa. Disponível em: https://institutoaugustoboal.files.wordpress.com/2017/11/coringa-port.pdf. Acesso em: 26 dez. 2018.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha. In: ARISTOTELES. Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SARRAZAC, Jean-Pierre (Org). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify. 2012.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2011.