Dramaturgias da memória: a palavra e a luz enquanto elementos de indução cênica

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão sobre as possibilidades de atuantes em seus processos de encenação e suas relações com a palavra e a luz enquanto memórias; consequentemente, estes elementos colocam-se como guias na construção de uma dramaturgia cênica. Investiga-se de que forma a subjetividade dos atuantes se destrincha em seus respectivos processos criativos; uma busca pelo que borra e atravessa as memórias, da luz à palavra, na construção de poéticas, formas e técnicas e de um pensar/fazer que destaque os afetos para acessar o tempo através da memória. Toma-se como base a linha de pesquisa “Poéticas e Processos de Atuação”, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES/UFPA e a ideia de Pesquisa EM arte, proposta por Rangel (2009). Além disto, buscam-se relações entre as pesquisas de mestrado em andamento, o conceito de Dramaturgia Pessoal do Ator, utilizado por Lima (2004), a ideia da própria vida enquanto relato, apresentada por Sibilia (2016) e as chamadas escritas de si, enquanto formas de produção artística.

Biografia do Autor

Roseany Karimme Silva Fonseca, Universidade Federal do Pará
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/UFPa). Pesquisadora associada à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE.
Enoque Paulino de Souza Júnior, Universidade Federal do Pará
Graduado em Licenciatura plena em Teatro pela Universidade Federal do Pará. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em artes - PPGARTES - UFPA.

Referências

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KASTRUP, Virginia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. - Porto Alegre: Sulina, 2015.

LIMA, Wladilene de Sousa. Dramaturgia pessoal do ator: a história de vida no processo de criação de Hamlet - um extrato de nós com o Grupo Cuíra, em Belém do Pará. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UFBA, 2004.

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SIBILIA, Paula. O show do eu. coordenação César Benjamim - 2. ed.,rev.- Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

Publicado
2020-05-28
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo