Por um mapeamento das escolas de Circo – estudo preliminar

  • Mônica Alves Barreto Universidade Estadual de Campinas
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Apresentamos uma análise preliminar do processo de mapeamento das escolas de circo brasileiras que faz parte de um projeto de pesquisa de doutorado. Partimos de uma lista elaborada em 2009, ampliada com dados atualizados, verificando a manutenção ou não desses espaços formativos e analisando-a em relação a alguns parâmetros socioeconômicos das distintas regiões brasileiras. Notamos que as escolas de circo apresentam um alto índice de encerramento de atividades (mortalidade), com maior predominância para as Norte, Centro Oeste e Nordeste (66, 60 e 59%). A distribuição das escolas acompanha a distribuição populacional e de renda.

Biografia do Autor

Mônica Alves Barreto, Universidade Estadual de Campinas
Doutoranda em Educação Física pela UNICAMP. Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em interpretação teatral pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás.
Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas
Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado pela Universidade de Lleida. Professor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
Circo e Comicidade