Minha saia gira: complexidades costuradas na barra da saia

  • Alissan Maria da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A investigação da Performance das Saias de Axé vem sendo elaborada como estudo de doutoramento em Artes Cênicas junto ao PPGAC-Unirio. Como Saias de Axé estão compreendidas aquelas utilizadas por mulheres no espaço-tempo de seus terreiros de Candomblé, nos quais exercem seus papéis e funções no cotidiano e liturgia da tradição. A pesquisa propõe que as Saias de Axé, em seus movimentos circulares, revelam uma rede de memórias e saberes construídos na esfera do seu relacionamento com a ancestralidade.  A tríade que sustenta a relação conceitual dessa pesquisa – Saia-Mulher-Candomblé – fricciona o corpo feminino negro como autoria e eixo de perpetuação de tradições que mantém vivos corpo e alma através das espirais do tempo. Neste trabalho, portanto, compartilho as considerações processuais da atualidade da investigação, buscando provocar-nos a refletir acerca do não interesse desta pesquisa em inventariar as recorrentemente ditas origens europeias das saias das mulheres de terreiro, de maneira a nos colocarmos no exercício de buscar transformar nossos paradigmas de construção de pensamento acerca das experiências de afro-referência.

Biografia do Autor

Alissan Maria da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Doutoranda em Artes Cênicas - PPGAC Unirio, orientada por Zeca Ligiéro. Professora do curso de Licenciatura em Teatro - IFF, campus Campos dos Goytacazes. Performer, atriz do Ex-perimtral grupo de Teatro e idealizadora do Coletivo Artístico Saravá.

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Publicado
2020-05-28
Seção
Estudos da Performance