A pedagogia do prazer na formação de palhaço

  • Rafael Resende Marques da Silva Universidade Sagrado Coração

Resumo

O surgimento de escolas de circo com sua transmissão de técnicas e saberes permitiu o acesso aos conhecimentos desconhecidos e a sobrevivência dessas práticas formativas. Essa condição acabou estimulando o surgimento de práticas de ensino tanto no âmbito artístico quanto educacional formal e não formal de diferentes técnicas do circo. O doutorado desenvolvido na Universidade Paul Valéry na França trata do estudo teórico/prático da aprendizagem do jogo do palhaço. Uma metodologia na pesquisa foi a busca do prazer de estar em cena, de ensinar e de aprender dentro de um processo de formação de palhaço. Os espetáculos ‘A2’ e ‘Turning Point: Os Burrocratas’ da Cia da Bobagem criados em residências artísticas na Europa serviram para o experimento de práticas da pedagogia do prazer que foram transmitidas em diferentes espaços formativos em Bruxelas/ Europa e no Brasil.

Biografia do Autor

Rafael Resende Marques da Silva, Universidade Sagrado Coração

Coordenador e professor da Graduação em Teatro e da Pós-Especialização de Produção Cultural na Universidade Sagrado Coração/Bauru. Doutor em estudos teatrais e spectacle vivant pela Université Paul-Valéry Montpellier 3. Mestre pela Universidade Charles de Gaulle.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
Circo e Comicidade