A criação da obra Luz Póstuma: utilização das ferramentas do método bailarino-pesquisador-intérprete fora de seu escopo

Resumo

O trabalho visa discutir e explanar sobre a utilização de ferramentas do método de pesquisa e criação em dança, Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), em processo criativo fora de seu escopo. Estruturado sobre os eixos: Inventário no Corpo, Co-habitar com a Fonte e Estruturação da Personagem, o BPI conta ainda com ferramentas bem estabelecidas que são utilizadas ao longo de todo o processo proposto pelo mesmo. A obra “Luz Postuma: possíveis dissoluções entre o real e o simbólico” fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso em Dança, se desenvolveu primordialmente na utilização de tais ferramentas. O foco de interesse da artista eram os rituais de morte, os quais foram contactados, sobretudo, através de imagens. A utilização das ferramentas no BPI abriu o processo para uma imersão além das expectativas da bailarina sob orientação da autora, propiciando, de forma segura, a emergência de conteúdos criativos alinhados à experiência pessoal da artista. Assim, pretende-se apresentar a ampla efetividade das ferramentas no âmbito da criação, seja na preparação e abertura do corpo que se coloca em processo, na eclosão e elaboração de conteúdos próprios da pessoa, seja na feitura da cena. Serão abordadas as seguintes ferramentas: Técnica de Dança do BPI, Técnica dos Sentidos, Laboratórios Dirigidos, Os Registros.

Biografia do Autor

Nara de Moraes Cálipo, Universidade Estadual do Paraná
Doutora em Artes da Cena. Professora colaboradora do curso de  bacharelado e licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná.

Referências

COSTA, Elisa M. A dinâmica do parto no processo criativo do método bailarino-pesquisador-intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança. 340 p. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

GUARNIER, Ornela C. Luz póstuma: possíveis dissoluções entre o real e o simbólico. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba II, Curitiba, 2018.

NAGAI, Angela M. O dojo do BPI: lugar onde se desbrava um caminho. 123 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

RODRIGUES, Graziela. E. F. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2018.

RODRIGUES, Graziela. E. F. As ferramentas do BPI. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL & I CONGRESSO BRASILEIRO DE IMAGEM CORPORAL, Anais Eletrônicos... Campinas: GEIC – FEF – UNICAMP, 2010a. Disponível em: http://www.fef.unicamp.br/hotsites/imagemcorporal2010/cd/anais/area3.asp.

RODRIGUES, Graziela E. F. O método BPI (Bailarino- Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 171 p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

Publicado
2020-05-28
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança