A criação da obra Luz Póstuma: utilização das ferramentas do método bailarino-pesquisador-intérprete fora de seu escopo
Resumo
O trabalho visa discutir e explanar sobre a utilização de ferramentas do método de pesquisa e criação em dança, Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), em processo criativo fora de seu escopo. Estruturado sobre os eixos: Inventário no Corpo, Co-habitar com a Fonte e Estruturação da Personagem, o BPI conta ainda com ferramentas bem estabelecidas que são utilizadas ao longo de todo o processo proposto pelo mesmo. A obra “Luz Postuma: possíveis dissoluções entre o real e o simbólico” fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso em Dança, se desenvolveu primordialmente na utilização de tais ferramentas. O foco de interesse da artista eram os rituais de morte, os quais foram contactados, sobretudo, através de imagens. A utilização das ferramentas no BPI abriu o processo para uma imersão além das expectativas da bailarina sob orientação da autora, propiciando, de forma segura, a emergência de conteúdos criativos alinhados à experiência pessoal da artista. Assim, pretende-se apresentar a ampla efetividade das ferramentas no âmbito da criação, seja na preparação e abertura do corpo que se coloca em processo, na eclosão e elaboração de conteúdos próprios da pessoa, seja na feitura da cena. Serão abordadas as seguintes ferramentas: Técnica de Dança do BPI, Técnica dos Sentidos, Laboratórios Dirigidos, Os Registros.
Referências
COSTA, Elisa M. A dinâmica do parto no processo criativo do método bailarino-pesquisador-intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança. 340 p. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
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