Grupo Experiência: Regionalismo/Nacionalismo no teatro paraense dos anos 1970 e 80

  • José Denis de Oliveira Bezerra Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente artigo propõe uma análise sobre a produção teatral brasileira, em Belém do Pará, a partir da discussão entre teatro e política, propondo um debate sobre o tema do Regionalismo/Nacionalismo, no sentido de pensar de que maneira os artistas de teatro de Belém, na década de 1970-80, procuraram pensar, (re) significar os sentidos de Amazônia; como a cultura e o ser paraense foram o ponto de partida para criar obras artísticas. Para essa análise, abordaremos alguns trabalhos do Grupo Experiência, fundado na final da década de 1960, e que vem, deste então, protagonizando essa produção teatral ligada às práticas culturais locais. Através desse grupo, quer-se pensar quais os sentidos das representações, da escolha em criar a partir da cultura local, para buscar compreender como o regionalismo, no teatro paraense nos anos 70 e 80, representa o lugar de resistência, de (re) signicação, de representação ou invenção da Amazônia, seja ela estética, política, etc.

Biografia do Autor

José Denis de Oliveira Bezerra, Universidade Federal do Pará
Doutor em História, Mestre em Letras - Estudos Literários. Professor de História de Teatro na ETDUFPA. Atua na Pós-graduação em Artes da UFPA e no Mestrado Profissional- PROFARTES.

Referências

ALBERTO, Raimundo. Aquarela Amazônica / Teatro - Vol.01. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2014.

BEZERRA, José Denis de Oliveira Bezerra. Teatro em Belém do Pará nas décadas de 1970 e 80: Grupo Experiência e o Regionalismo/Nacionalismo. In: Anais do 30° Simpósio Nacional de História - história e o futuro da educação no Brasil / organizador Márcio Ananias Ferreira Vilela. Recife: Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, 2019.

CZAJKA, Rodrigo. A Revista Civilização Brasileira: projeto editorial e resistência cultural (1965-1968). In: Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 18, n. 35, p. 95-117, fev. 2010.

KÜHNER, Maria Helena. Reflexões sobre um teatro em tempo de síntese. In: Revista Civilização Brasileira, Ano IV, Caderno Especial nº 2, julho de 1969, p.19-47.

MICHALSKI, Yan. Do fundo do rio escuro. Jornal do Brasil, Caderno B. Rio de Janeiro, sexta-feira, 13 de fevereiro de 1981, p. 07.

MIRANDA, Vicente Chermont de. Glossário Paraense ou Coleção de vocábulos peculiares à Amazônia e especialmente à Ilha do Marajó. Belém: Universidade Federal do Pará, 1968.

PEREIRA, Suzane Cláudia Gomes. Tradição e contemporaneidade na cena amazônica: o espetáculo Ver de Ver-o-Peso do Grupo Experiência. Dissertação de Mestrado. Escola de Dança, Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2004.

S/A. Anuário Brasileiro de Artes Cênicas. Rio de Janeiro: FUNDACEN/MINC, 1981.

Publicado
2020-05-28
Seção
História das Artes e do Espetáculo