Discussões sobre a noção de autoria no palhaço

  • Ana Carolina Carvalho Torres Barbosa

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado em andamento
intitulada "Considerações sobre o corpo cômico: o caso Avner e além", em que estou
realizando um estudo do espetáculo Exceptions to gravity, do artista americano Avner, the
Eccentric. Através da análise de uma gag clássica realizada por Avner, proponho-me a
investigar as particularidades que a noção de autoria possui neste universo, onde a
repetição por diversos palhaços das mesmas gags e números é observada com
regularidade. No entanto, existem particularidades que tornam a recepção diferente
dependendo de quem os executa. Um caminho pelo qual enveredo para a possível
compreensão das questões que surgem daí é o da investigação da diferença existente entre
cópia e apropriação.

Referências

ACHCAR, Ana. Palhaço de hospital: proposta metodológica de formação. Rio de Janeiro: PPGT UNIRIO, tese de Doutorado, 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio. 3° edição. Curitiba: Editora Positivo, 2004.

JARDIM, Juliana. O ator transparente: reflexões sobre o tratamento contemporâneo do ator com as máscaras do palhaço e do bufão. In: Sala Preta n.2- revista do Departamento de Artes Cênicas, São Paulo: ECA/USP, 2002. p. 17-24.

PUCCETTI, Ricardo. No caminho do palhaço. In: Revista Anjos do Picadeiro 5. Rio de Janeiro: Teatro de Anônimo, 2007.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas