O império do LED: um feixe de narrativas entre as dramaturgias do diodo emissor de luz e o corpo a partir da intervenção urbana passeio cantante para Pedro

  • Ysmaille Ferreira Oliveira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esta escrita busca refletir sobre as dramaturgias do diodo emissor de luz (LED) como narrativa cênica na relação com o corpo na ocupação pública Passeio Cantante para Pedro realizada na Praça do Carmo em Campinas. Tal ocupação faz parte do projeto de pesquisa Das dramaturgias das festas e das cidades do Grupo de Estudos em Teatro Brasileiro – Pindorama da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Para tanto, faz-se associações com a utilização do LED nas festas populares, do Tecnobrega á festividade de São Benedito. Assim, balizam-se princípios dramatúrgicos que potencializam o reconhecimento de outras teatralidades (CABALLERO, 2014) do corpo, de santos e de rituais. Mas, afinal, quem é este narrador? Como ele dialoga com o corpo? A experiência na intervenção urbana permite compreender a presença deste dispositivo como uma linguagem que conversa com as teatralidades que ali se encontram em seus pressupostos de rupturas, permanências e em especial com a reminiscência pessoal (RICOEUR, 1997) e (HAROCHE, 2008) transladada para o contexto cênico de uso coletivo.

 

Biografia do Autor

Ysmaille Ferreira Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Estudos Contemporâneos do Corpo, Gestão e Políticas Culturais. Mestre em Artes. Doutorando no programa de pós-graduação em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e polícia: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

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Publicado
2019-05-08
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade