‘Entre’ fronteiras - dança, teatro e contação de histórias: espaços de reinvenção, in e subversão

  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás/Docente
  • Alexandre Donizzeti Ferreira Universidade Federal de Goiás

Resumo

O universo das histórias permeia a formação intelectual, imagética, social e cultural de uma sociedade. Os contos de fada, as canções infantis, as brincadeiras cantadas são expressões que permitem ao ser humano abstrair-se de seu mundo concreto, mas tem regras e organizações peculiares. São por vezes, pautadas em fatos inventados ou em pequenas verdades do cotidiano, e na mistura destes, criam-se ambientes que possibilitam lugares de investigação e criação. Escolheu-se o caminho híbrido entre dança, teatro e a arte de contar histórias para a composição do espetáculo Maria Grampinho. Esse é uma historia verídica de uma mulher negra que viveu em Goiás Velho e era acolhida por algumas pessoas, dentre elas a poetiza Cora Coralina. O espetáculo se baseia no conto “O que tem na trouxa de Maria?”, da autora goiana Diane Valdez. Utilizamos como referência a ideia de bricolagem, ou seja, uma capacidade de detonar novas conjugações, deslocando partes, mudando lugares, destituído tempos e construindo novos saberes.Discutimos sobre o processo de criação e as relações educativas que surgem dos processos colaborativos e de interação humana.

Biografia do Autor

Valéria Maria Chaves de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás/Docente
Professora Associada do curso de licenciatura em Dança da UFG. Professora do Mestrado em Artes da Cena da UFG.
Alexandre Donizzeti Ferreira, Universidade Federal de Goiás
Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Dança da UFG. Goiânia.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas