Ensino da dança no programa vocacional: processos criativos emancipatórios

Resumo

O presente artigo se propõe à análise das práticas artístico-pedagógicas oriundas do “Programa Vocacional” da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e se refere a uma pesquisa em andamento que pretende refletir sobre quais as novas modalidades de ensino e aprendizagem da dança instauradas a partir da implementação desse programa. Dentre os objetos de reflexão aos quais pretendemos nos debruçar estão questionamentos sobre como essas modalidades estimularam o surgimento de outras perspectivas pedagógicas, decorrentes de uma reconfiguração dos espaços de aula na cidade, dos sujeitos aprendentes e da pertinência desses processos de criação e formação artística. Interessa-nos, portanto, analisar quais os elementos fundantes e estruturais dessas novas práticas à luz do binômio artístico-pedagógico, uma vez que, nesses contextos, aprender dança não se dissocia dos processos de criação, tampouco da dimensão política desses processos.

Biografia do Autor

Ana Patricia Vasconcellos Sharp, Universidade Estadual de Campinas

Graduação (licenciatura e bacharelado) em Dança na Universidade Anhemi Morumbi. Mestranda em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado
2020-05-28
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas