O teatro da ausência em três obras de Heiner Goebbels

  • Cristiane Werlang Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Em texto de 2010, intitulado Aesthetics of Absence: questioning basic assumptions in performing arts, Heiner Goebbels apresenta alguns questionamentos a respeito da ideia clássica de teatro e ópera centrada no conceito de experiência e expressividade artísticas mediadas por atores, cantores, bailarinos e instrumentistas. Goebbels propõe, em contrapartida, uma estética centrada na ausência, discutindo também o papel do texto e do político nas criações contemporâneas. A ausência estaria no centro das suas obras, como um espaço entre, um espaço de descoberta. Este artigo apresenta um olhar sobre as dez características do Teatro da Ausência, conforme exposto pelo criador multimídia alemão Heiner Goebbels (1952), e propõe um diálogo com os estudos da performance de Erika Fisher-Lichte (1943) e Hans-Thies Lehmann (1944). A análise tem como base três das criações cênicas de Goebbels intituladas: Stifters dinge (2007), When the Mountain Changed its Clothing (2012) e John Cage: Europeras 1 & 2 (2012).

Biografia do Autor

Cristiane Werlang, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora doutora na área de Atuação Teatral.

Referências

APTHORP, Shirley. When the mountain changing its clothing. Jahrhunderthalle Bochum, London, 2012. Disponível em: http://www.ft.com/intl/cms/s/2/52644888-08aa-11e2-b37e-00144feabdc0.html#axzz351yEOZ5g. Acesso em: 07 dez. 2019.

AQUILES, Marcio. Diretor encena na Alemanha série complexa de John Cage. Folha de São Paulo, São Paulo, 04 set. 2012. Caderno Ilustrada, p. E3.

FISHER-LICHTE, Erika. A cultura como performance: desenvolver um conceito. Sinais de Cena, [Lisboa], n. 4, p. 73-80, dez. 2005.

GOEBBELS, Heiner. Aesthetics of Absence: questioning basic assumptions in performing arts. German Culture News, Ithaca, v. 19, no. 2, p. 6-11, spring 2010.

GOEBBELS, Heiner; GRÜNBERG, Klaus. Interview: Heiner Goebbels and Klaus Grünberg, stifter’s dinge. [S.l.: s.n.]: 07 de novembro de 2012. 1 vídeo. Disponível em: http://vimeo.com/52997063. Acesso em: 02 jun. 2014.

GOEBBELS, Heiner. Heiner Goebbels & vocal theatre Carmina Slovenica: when the mountain changing its clothing. In: HOLLAND FESTIVAL, 2013, Bruxelles. [S.l.: s.n.]: 2013c. Disponível em: http://www.hollandfestival.nl/en/program/2013/when-the-mountain-changed-its-clothing/. Acesso em: 02 jun. 2014.

GOEBBELS, Heiner. O meu teatro não existe como símbolo de qualquer coisa. Entrevista concedida ao Tiago Bartolomeu Costa em 3 dezembro de 2013. In: PUBLICO. Lisboa: Público Comunicação Social, 2013b. Disponível em: http://www.publico.pt/cultura/noticia/o-meu-teatro-nao-existe-como-simbolo-de-qualquer-coisa-1614853. Acesso em: 29 abr. 2014.

GOEBBELS, Heiner. Heiner Goebbels über Europeras 1&2. Entrevista concedida ao Ruhrtriennale 2012, em 22 de janeiro de 2013. [S.l.: s.n.], 2013a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UGmhEI32z6c. Acesso em: 18 jun. 2014.

GOEBBELS, Heiner. Estética da ausência: questionando pressupostos básicos nas artes performativas. Tradução de Rodrigo Carrijo e colaboração de Rob Packer. Questão de Crítica: revista eletrônica de críticas e estudos teatrais, [s.l.], v. 8, n. 66, p. 314-328, dez. 2015.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 3, p. 9-19, 2003.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático: doze anos depois. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 859-878, set./dez. 2013.

NESPOLI, Beth. Stiftter dinge: engrenagem traz pulsação vital ao saturado campo da cultura. In: MITSP crítica de 11 março. 2015, São Paulo: 2015. Disponível em: http://mitsp.org/2015/stifters-dinge-engrenagem-traz-pulsacao-vital-ao-saturado-campo-da-cultura/. Acesso em: 09 dez. 2019.

PICON-VALLIN, Béatrice. Teatro Híbrido, Estilhaçado e Múltiplo: um enfoque pedagógico. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 193-211, 2011.

ZUMTHOR, Peter. Atmósferas: entornos arquitectónicos, las cosas a mi alrededor. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.

Publicado
2020-05-28
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas