Dramaturgia como atualização de sentido e/ou como encontro de durações
Resumo
A abordagem, decorrência a interlocução dos estudos sobre o Teatro com a Filosofia contemporânea, da dramaturgia do corpo em cena como atualização de sentidos não é nova. Apresentamos o tema do sentido da dança pelo filósofo José Gil, mas o que o texto traz como contribuição adicional às pesquisas em artes cênicas é a conceituação de dramaturgia do corpo e da cena como encontro de durações, tendo como referencial teórico a obra do filósofo Henri Bergson.
Referências
ADOLPHE, Jean-Marc. A Dramaturgia é um exercício de Circulação para manter o Mundo à parte. Nouvelles de Danse. Tradução Cassia Navas, Bruxelles: Contredanse; n. 31, 8-10, 1997. (Mimeo).
BALTAZAR, Márcia C. Relações entre o agir, o sentir e o pensar no ato criativo:uma análise bergsoniana. Revista Sala Preta, v. 14, n. 2, p. 95-107, São Paulo, 2014.
BERGSON, Henri. Dureé et Simultanéité. 4 ed. Édition du Centenaire. Paris : Presses Universitaires de France, 1922.
BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Tradução Nathanael Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
BERGSON, Henri. A evolução criadora. Tradução Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (a), 398p.
BERGSON, Henri. Bergson_Cartas, conferências e outros escritos. Tradução Franklin Leopoldo e Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2005 (b). (Coleção Os Pensadores).
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. Tradução Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (a).
BERGSON, Henri. Matéria e memória - ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo Neves. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (b), 291p.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Tradução Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999. (Coleção TRANS).
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon, lógica da sensação. Tradução Roberto Machado et al. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. O abecedário de Gilles Deleuze. Transcrição do vídeo. Realização: Pierre-André Boutang. Paris: ÉditionsMontparnasse, 1988-1989. Versão brasileira, Ministério da Educação: TV Escola. Tradução e Legendas: Raccord [commodificações].
DEWEY, John. A arte como experiência. In: DEWEY, Jonh. Dewey. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção Os Pensadores).
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Revista Sala Preta, n. 8, ECA/USP, p. 197-209, São Paulo, 2008.
FERRAZ, Maria Cristina F. Filosofia e dança contemporânea – do movimento ilusório ao movimento total. SINAIS SOCIAIS. Rio de Janeiro: SESC, a. 2, v.04, 86-105, mai- ago 2007.
GIL, José. Corpo. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Casa da Moeda, v.32, 201-266, 1995.
GIL, José. Movimento total. Tradução Miguel Serras Pereira. São Paulo: Iluminuras, 2005.
LANGER, Susanne. The dynamic image: some philosophical reflections on dance. In: SORREL, W. (ed.). The dance has many faces. New York: World Publishing, 1951/196/1992.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução Pedro Süssekind. São Paulo: CosacNaify, 2007, 437 p.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. In: GUINSBURG, J.; FERNANDES, Silvia. O pós-dramático. São Paulo: Perpectiva, 233- 254, 2009.
LYOTARD. Discurso, figura. Tradução Josep Elias e Carlota Hesse. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S. A., 1979, p. 9 – 42.
NEDDAM, Alain. Uma dramaturgia do inapreensível. Nouvelles de Danse. Tradução Cassia Navas, Bruxelles: Contredanse, n. 31, 15-18, 1997. (Mimeo).
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SARRAZAC, Jean- Pierre. A invenção da teatralidade. Revista Sala Preta, v. 13, n. 1, p. 56-70, São Paulo, jun. 2013.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução Raquel Imanishirodrigues. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
ZOURABICHVILI. François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2004.