A etnocenologia na ABRACE: 10 anos de reflexões e produções

  • Filipe Dias dos Santos Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

O GT de Etnocenologia foi criado na IV Reunião Científica da Abrace, realizada em Belo Horizonte no ano de 2007. A primeira publicação do GT nos ANAIS... do evento concretizou-se no ano seguinte, em 2008, contando com 15 trabalhos que abrangeram temáticas variadas, as quais buscavam traçar os diálogos entre a etnocenologia e os mais diversos campos do conhecimento, dos tradicionais aos "inovadores", incluindo questões de ordem metodológica e epistemológica. Ao longo de uma trajetória de 10 anos, entre os anos de 2008 e 2018, o GT contabilizou 162 artigos publicados que, em sua totalidade, demonstram amplitudes e particularidades dos alcances teóricos, metodológicos e (até) aventureiros da etnocenologia. Apresenta-se, no artigo que ora se apresenta, um total de 10 quadros que sistematizam as publicações ocorridas no período supracitado, contendo autor/autores, título e palavras-chaves. Os trabalhos elencados abordam questões das artes do espetáculo, estudos da performance, antropologia teatral, o circo, o happening, a música; cenografia, iluminação, maquiagem. Abrangem estudos sobre as culturas, culturas populares, culturas indígenas, culturas negras e também culturas de outros países. Realizam diálogos com inúmeros campos, como fazem percursos históricos nas mais diversas áreas ligadas ao espetáculo e ao patrimônio cultural e imaterial. Percebe-se que a preocupação com a construção dos pilares metodológicos e epistemológicos da etnocenologia aparece como uma constante ao longo do trajeto observado, o que pode demonstrar um processo de amadurecimento da perspectiva disciplinar a partir de um olhar que se volta constantemente para sua própria trajetória.

Biografia do Autor

Filipe Dias dos Santos Silva, Universidade Federal da Bahia
Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. 

Referências

BIÃO, Armindo (Org.). Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P & A, 2007. p. 21-42

BIÃO, Armindo. A presença do corpo em cena nos estudos da performance e na etnocenologia. R.bras.est.pres., Porto Alegre, v.1, n.2, p. 346-359, jul./dez., 2011.

BIÃO, Armindo. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

BARROS, Manoel de. Poesia completa / Manoel de Barros. – São Paulo :

Leya, 2010.

MARTINS, Suzana Maria Coelho. Pesquisas em etnocenologia e suas implicações práticas e teóricas. In: Repertório: teatro & dança. Ano 19, n. 26 (2016.1) – Salvador: UFBA/PPGAC.

PRADIER, Jean-Marie. Etnocenologia: a carne do espírto. In: Repertório Teatro e Dança. Ano 1. Nº 1. Salvador. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, 1998.

SILVA DOS SANTOS, Adailton. A etnocenologia e seu método. Um olhar sobre a pesquisa contemporânea em artes cênicas no Brasil e na França. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2009. 348p.

Memória ABRACE <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace>

Publicado
2020-05-28